terça-feira, 28 de agosto de 2012

Roubo de carro cai, mas latrocínio dobra em julho em SP


Apesar das quedas em alguns tipos de crime verificadas em julho, o balanço dos primeiros sete meses deste ano ainda é desfavorável na capital

Revólver
Latrocínios dobraram na capital em julho, comparados com o mesmo período do ano passado (Getty Images)
Depois de um semestre repleto de notícias negativas na segurança pública, os números de julho mostraram leve melhora em indicadores de crimes contra a vida e patrimoniais na capital paulista. Além da queda de 13,2% nos homicídios em julho deste ano em relação ao mesmo período do ano passado, caíram também os casos de roubo de carro (-1,2%), furto de carro (-6,1%), furto (-2,7%) e roubo a banco (-13,3%).

Entretanto, no mesmo período, os latrocínios dobraram na capital, passando de seis casos em julho do ano passado para doze agora. Cresceram também os números de estupro (33%) e de roubo (3,3%) na cidade.
"Esse crescimento dos latrocínios na capital deve ser visto com cuidado. A alta de 100% pode distorcer a compreensão do que aconteceu, já que em julho do ano passado foram só seis casos em um universo de 11 milhões de pessoas na cidade”, afirma o comandante-geral da Polícia Militar, Roberval Ferreira França. “Lamentamos essas mortes, mas os casos de latrocínios são baixos e o estado de São Paulo está entre os locais com menos mortes em assaltos do Brasil".
Assim como na capital, no estado também caiu o número de homicídios e alguns crimes patrimoniais. Além da redução de 376 para 347 no número de homicídios em julho em relação ao mesmo mês de 2011, houve leve redução nos casos de roubo (-1,2%). No mesmo período, porém, cresceram os casos de latrocínio (55%), roubo de carro (4,2%), roubo a banco (11,5%), roubo de carga (25,3%) e furto de carro (0,8%).
Apesar das quedas em alguns tipos de crime verificadas em julho, o balanço dos primeiros sete meses deste ano ainda é desfavorável. Nos primeiros sete meses, os homicídios dolosos na capital registraram alta de 15,5% em relação ao mesmo período do ano passado. Cresceram também latrocínio (13,6%), roubo (7%), roubo de carro (18,9%) e furto de carro (4%). 
Os homicídios também cresceram no estado (6%) nos primeiros sete meses do ano, assim como roubo de carro (17,1%) e furto de carro (3,8%).
Capital - Apenas 3 dos 93 distritos policiais de São Paulo não registraram homicídios neste ano: Liberdade, Paulista e Monções. Eles ficam nos bairro da Liberdade, Jardins e Brooklin. No ano passado, esses bairros da capital haviam registrado juntos sete casos de janeiro a julho. Até agora, neste ano, o Parque Santo Antônio é o campeão em número de homicídios, com 31 ocorrências. Essa região também havia sido a com mais assassinatos no ano passado, com 44 casos registrados.
Mesmo com a queda no total de homicídios na capital, os dados da Secretaria de Segurança Pública mostram que, dos 93 distritos policiais da cidade, 48 tiveram mais assassinatos neste ano. A melhora no índice de criminalidade ficou restrita a trinta regiões, a maioria da periferia. Só cinco DPs dentro do centro expandido tiveram diminuição no índice de homicídios (Jardim Paulista, Consolação, Paulista, Santa Ifigênia e Liberdade).
Entre os roubos (incluindo o de veículos), a melhora também foi concentrada, desta vez em 27 distritos policiais da capital. Assim como nos homicídios, a maioria das quedas foi registrada na periferia e só cinco regiões do centro expandido melhoraram de situação em comparação com os sete primeiros meses do ano passado (Lapa, Pinheiros, Perdizes, Santa Ifigênia e Santa Cecília). 

Fonte:VEJA

Nenhum comentário:

Postar um comentário