sexta-feira, 20 de abril de 2012

Maior operação da Polícia Civil deste ano prende 114 em São Paulo


Uma operação da Polícia Civil na região do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte de São Paulo resultou na prisão de 114 pessoas e na apreensão de seis adolescentes nesta quinta-feira.
A ação teve como objetivo cumprir 317 mandados de prisão e 37 de busca e apreensão em 39 cidades do cone leste paulista e foi a maior realizada pela corporação neste ano.
Durante a ação, os agentes ainda encontram uma central de pirataria de cds e dvds em São José dos Campos (97 km de São Paulo). No local, foram apreendidos cerca de 3.000 produtos prontos para comercialização além de equipamentos, mercadoria avaliada em cerca de R$ 20 mil.
"A operação teve como intuito reduzir o número de criminosos na rua, bandidos comuns que roubam carros e pessoas. Por isso, toda a ação foi coordenada nas delegacias da região para que fosse executada simultaneamente em diversos pontos, assim poderíamos agir como os elementos surpresas", explicou o delegado chefe do Departamento de Polícia Judiciária da região, João Barbosa Filho.
Segundo o delegado, apesar de 92 presos dentre os 114 serem foragidos da Justiça, o foco principal não foi a captura de criminosos perigosos. "Estes, a polícia tem que trabalhar com um corpo de inteligência que possibilita a captura imediata sem dar prazo para que ele possa agir. Um trabalho exclusivo", completou o Barbosa Filho.
A ação da Polícia Civil no Vale do Paraíba ainda apreendeu três caminhões, três armas e uma pequena quantidade de drogas.
VIOLÊNCIA
A região do Vale do Paraíba é uma das mais violentas do Estado de São Paulo. De acordo com o último balanço divulgado pela Secretaria de Segurança Pública, de janeiro a fevereiro deste ano foram registrados 67 homicídios na região, um aumento de 11% na comparação com o mesmo período de 2011.
A operação da Polícia Civil deflagrada nessa quinta-feira na região do Vale do Paraíba coincide com mudanças na cúpula da corporação na região, publicadas hoje no "Diário Oficial".
O novo delegado seccional de São José dos Campos é Roberto Martins, que estava à frente da Seccional de Jacareí. No lugar dele, entra o delegado Célio José da Silva, que era de Cruzeiro.
Em março deste ano, o delegado-geral, Marcos Carneiro, promoveu a troca de comando na Polícia Civil da região. O atual delegado, João Barbosa Filho, substituiu Marcio Dutra, que chefiava o Deinter-1 desde 2009.

Fonte: Folha de SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário