quinta-feira, 12 de julho de 2012

Governador anuncia a 2ª fase da Operação Flanelinha


Operação Flanelinha, realizada desde maio de 2011, vai entrar agora em sua segunda fase. O anúncio será feito pelo governador Geraldo Alckmin nesta quinta-feira (12), às 10h30, no Palácio dos Bandeirantes.
Com o objetivo de combater o exercício irregular da profissão de guardador de carro durante eventos sociais, culturais e esportivos na cidade de São Paulo, a operação realizada pela Polícia Civil, por meio do Departamento de Polícia e Proteção à Cidadania (DPPC), terá continuidade em parceria com a Polícia Militar.
Desde o início da ação, 516 pessoas foram presas durante 21 operações realizadas por policiais civis do DPPC e 11 ações promovidas pela Polícia Militar. Dessas, 194 tinham antecedentes criminais: 58 por roubo, 43 por furto, 13 por tráfico de entorpecentes, 10 por homicídio, 10 por receptação e 60 por outros crimes.
No período, foram elaborados ainda 410 Termos Circunstanciados (TCs). As operações acontecem principalmente nos arredores dos estádios de futebol sediados na Capital, como o Morumbi, Pacaembu e Canindé.

Atuação policial

A Operação Flanelinha surgiu como uma forma de tirar de circulação, sem configurar em abuso de autoridade, os guardadores ilegais que afrontam a população e cometem, no mínimo, contravenção penal de exercício ilegal da profissão.
A pena para quem oferece vagas para veículos em via pública, sem possuir autorização da Delegacia Regional do Trabalho (Lei Federal nº 6242, de 23/9/1975), vai de 15 dias a 3 meses de prisão.
A ação funciona como uma alternativa às vítimas que se sentem constrangidas ou ameaçadas para procurar a Polícia Militar ou a Delegacia de Polícia.
Com a operação, mesmo que não haja uma denúncia para que a Polícia Judiciária autue nos flagrantes do crime de extorsão, é possível o Estado agir em favor da sociedade.

Carreira jurídica dos delegados

Ainda nesta quinta-feira, o governador Geraldo Alckmin vai receber cerca de 50 membros da Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (ADPESP).
Os delegados vão homenagear o governador com uma placa de agradecimento referente à Emenda Constitucional 35 que transformou em jurídica a carreira de delegado de polícia.


Fonte:SSP

Nenhum comentário:

Postar um comentário