sexta-feira, 20 de julho de 2012

URGENTE: NOVIDADE NO BLOG E NO GRUPO CIÊNCIAS CRIMINAIS

Eminentes amigos boa noite.

Venho informar que a partir desta data, tanto aqui no Grupo, quanto no Blog, passaremos a apresentar dicas culturais de livros da área jurídica (na medida do possível da área das Ciências Criminais), séries de televisão (indicando quando pertinente capítulos específicos), e filmes relacionados ao nosso universo de debates.

Temos uma lista considerável de apresentações já agendadas... não obstante, deixamos nossos contatos para que todos apresentem sugestões nos moldes acima, e, então, aos poucos serem apresentadas.

Informo, por fim, que por enquanto, não será "aberto" o espaço para todos apresentarem sugestões aqui no Grupo de forma ampla geral e irrestrita - em relação a este tópico apenas 1 indicação e uma vez por semana - pois queremos centralizar melhor a discussão a respeito do livro, filme, seriado, capítulo específico, etc, concedendo prazo para todos, ao tomarem conhecimento, caso queiram, procurem aprofundar tal conhecimento ;)



I - FILME:

A indicação de hoje é do filme "Tempo de Matar", baseado no livro de John Grisham.

A história que se passa nos Estados Unidos onde um cidadão é processado como incurso em duplo homicídio e uma tentativa de homicídio (lesão corporal), pelo fato de ter retirado a vida daqueles que estupraram sua filha, e, ao tomar tal atitude, acaba por atingir um dos guardas do fórum onde estão sendo levados para julgamento.

Muito mais que um mero processo criminal, a história nos apresenta os entornos de toda a situação, sobre a realidade social local, onde percebemos: 



(1) discriminação de brancos para com os negros e vice-versa; 


(2) Magistrado levemente parcial para a Acusação; 


(3) Júri, levemente parcial pendente para a Acusação; 


(4) a dificuldade da Defesa em trabalhar em favor do Acusado; 


(5) a análise profunda das provas apresentadas pelas partes; 


(6) sustentações orais sensacionais tanto da Acusação quanto da Defesa.

O que chama a atenção no caso é o embate entre Direito x Justiça... o discurso final da Defesa é qualquer coisa de arrepiar até os mais "frios"...

Vale a pena dar uma olhada ;)



 





Espero que gostem!

Excelente final de semana para todos! Ótima diversão!





Nenhum comentário:

Postar um comentário