Nome: José Roberto Lima *
Cargo que ocupa: Professor de Direito e delegado federal
Por que Escolheu a carreira? Vocação policial, atividade a que me dedico desde 1983, na Polícia Militar/MG, na Polícia Civil/MG e na Polícia Federal.
Que ano passou no concurso? 1996
Quais os concursos que você já passou? Desde 1981 passei em: Agente de Portaria da UFMG, Soldado de PMMG, Sargento da PMMG, Detetive da Polícia Civil/MG, em três oportunidades (o cargo tem a denominação atual de Investigador), Escriturário da Caixa Econômica Federal, Técnico do Tesouro Nacional, Agente de Segurança do TRT/ES, Técnico Judiciário do TRF/MG, Oficial de Justiça do TJ/MG, Oficial de Justiça do TRF/MG, Professor de Direito da Prefeitura de Belo Horizonte (duas vezes), Delegado Federal.
Como organizava seu tempo de estudo? Nunca fui de estudar muito, mas sempre preferi estudar com qualidade, isto é, de modo objetivo, com regularidade, sendo assíduo nos cursos preparatórios, fazendo anotações e revisando todas as aulas. É preciso aprender a estudar. Ainda na juventude aprendi o valor da audição, da anotação e revisão. Ao ouvir construímos nossas próprias imagens, contextualizando o que se quer aprender. Ao anotar, fazemos análise dos dados conforme nosso cotidiano, nossos interesses e nossas emoções. Ao revisar, sintetizamos as informações, o que propicia guardar os dados durante anos.
O que mais gosta na instituição? O fato de, como policial, não ter um dia igual a outro.
O que gostaria de mudar na instituição? Na realidade, não gostaria de mudar nada na instituição. Mas gostaria de mudar as leis que tratam da atividade policial, para tornar nosso trabalho mais eficiente.
Qual seu objetivo profissional? Em breve, passarei a dedicar mais tempo ao magistério e às palestras que faço sobre técnicas de estudos, baseadas no meu livro “Como Passei em 15 Concursos” (Ed. Método).
Onde se formou, em que ano? Eu me formei pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) em 1992.
Lembra qual a sua colocação no concurso? Ninguém esquece o dia que passou num concurso! Além de não esquecer, é capaz de lembrar o evento com riqueza de detalhes. Portanto eu me lembro, sim, a colocação no concurso: 227º.
*José Roberto Lima é professor de Direito, delegado federal e autor do livro “Como Passei em 15 Concursos”. Lima se formou em Direito em 1992 pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Ao longo de sua carreira ele passou em 15 concursos públicos em diversos graus de instrução.
ÚLTIMA iNSTANCIA
Vou seguir a dica: ESCUTAR,ANOTAR E REVISAR!
ResponderExcluirAlison Alys
Ok, agradecemos a dica, mas como ele passou na prova física pra polícia federal? Ele passou na PF já em idade mais avançada, qual foi o mistério de ser aprovado nos testes físicos então?Sabemos que a prova física da PF é cruel.
ResponderExcluirÉ muito importante sabermos esta parte que ele nunca menciona.