segunda-feira, 11 de novembro de 2013

5 dicas para estudar melhor em menos tempo

Na hora de estudar, nem sempre mais é melhor. O tempo que você dedica aos estudos nem sempre será efetivo, portanto aprenda como aproveitar melhor o período de estudos mesmo que ele seja curto

imagen-relacionada
Crédito: Shutterstock.com
Se você estuda da maneira correta, revisar mais materiais em menos tempo não irá prejudicar a qualidade do processo. Mas não se trata de estudar correndo

hábito de estudar é, sem dúvida, uma coisa complicada de se desenvolver. No entanto, se bem realizado pode ajudar você a adquirir mais conhecimento e contribuir para a sua formação.


Quando se trata de estudar – especialmente longe do colégio – a principal reclamação dos estudantes é o tempo. Os alunos acreditam que é necessário dedicar muito tempo aos estudos e afirmam que não têm essa disponibilidade. Porém, é possível estudar de maneira efetiva cumprindo um tempo curto.

Se você estudar da maneira correta, revisar mais materiais em menos tempo não irá prejudicar a qualidade do processo. Mas não se trata de estudar correndo, simplesmente “passando os olhos pelo conteúdo”. Estudar em menos tempo significa aperfeiçoar ao máximo as condições de estudo, para que cada segundo seja aproveitado. Veja dicas para conseguir estudar melhor em menos tempo:


Como estudar melhor em menos tempo: 1. Durma bem

Por mais repetitivo que pareça, a qualidade do sono é fundamental para a saúde da sua mente. Tenha no mínimo sete horas de sono; isso permite que seu cérebro seja ativado e renda o máximo possível, o que evita as distrações enquanto você estuda.


Como estudar melhor em menos tempo: 2. Planeje as sessões de estudo

Para que você tenha um bom rendimento em menos tempo, é necessário planejar detalhadamente cada uma das suas sessões de estudo. Leve em conta que longos períodos de estudo não irão ajudá-lo a absorver melhor o conteúdo e crie esquemas de estudos que durem no máximo 45 minutos seguidos. Descanse por 10 minutos e depois volte a estudar novamente.


Como estudar melhor em menos tempo: 3. Melhore as suas anotações

Para gastar menos tempo nos estudos sem que a qualidade do processo seja prejudicada você vai precisar de anotações claras, concisas e objetivas. Se você tomou notas durante a aula, passe-as a limpo antes de começar a estudar. Se o que você precisa estudar é um livro, leve o seu tempo para extrair as ideias-chave e fazer um resumo, se necessário. Isso pode te custar tempo durante o processo, mas sem dúvida vai diminuir suas horas de estudos.


Como estudar melhor em menos tempo: 4. Compreenda e não memorize

A premissa de aprender não é simplesmente memorizar; você precisa entender os conteúdos. Se você compreende o que está estudando as ideias se mantém no seu cérebro por muito mais tempo. Isso é possível estudando de uma maneira dinâmica, em voz alta ou traduzindo as ideias para uma situação real.


Como estudar melhor em menos tempo: 5. Desenvolva sua concentração

Sem concentrar-se será impossível estudar de maneira rápida, portanto, é necessário evitar todo e qualquer tipo de distração. Comece por objetos que chamam a sua atenção mais do que o estudo, como computadores, televisão, livros, celulares, etc. Além disso, procure evitar as distrações mentais. Uma boa técnica, além de deixar a mente descansada, é esvaziá-la antes dos estudos com uma meditação rápida, de 10 minutos.




Um comentário:

  1. Discordo da dica n° 4, o correto seria: memorize e não decore, pois a memorização abrange a compreensão, quem memoriza aprende. Diferente de decorar, quando você guarda algo para um objetivo, e esquece logo depois de atingindo aquele objetivo. Apesar das pessoas utilizarem como sinônimos, são palavras distintas e não podem ser confundidas.

    Grato

    ResponderExcluir