terça-feira, 3 de julho de 2018

TCC: DIREITO SIMBÓLICO

Resultado de imagem para DIREITO SIMBÓLICO





O Direito Penal Simbólico é aquele que tem uma "fama" de ser rigoroso demais e por esse motivo acaba sendo ineficaz na prática, por trazer meros símbolos de rigor excessivo que, efetivamente, caem no vazio, diante de sua não aplicação efetiva, justamente pelo fato de ser tão rigoroso.Hoje em dia, o Brasil passa por uma fase onde leis penais de cunho simbólico são cada vez mais elaboradas pelo legislador infraconstitucional. Essas leis de cunho simbólico, de acordo com a jurista Ada Pellegrini Grinovver,  trazem uma forte carga moral e emocional, revelando uma manifesta intenção pelo Governo de manipulação da opinião pública, ou seja, tem o legislador infundindo perante a sociedade uma falsa idéia de segurança.


Resultado de imagem para Direito Penal Simbólico- João Henrique de Melo Elias
A presente obra nos mostra que o Estado tem o dever de nos proporcionar segurança pública. Porém, para dissimular a ausência de investimentos em políticas públicas para combater a criminalidade, o Estado busca subterfúgios para desviar a atenção e culpar o Direito Penal



  • 3-Racionalidade das Leis Penais e Legislação Penal Simbólica - Adalberto Narciso Hommerding

  • Resultado de imagem para Racionalidade das Leis Penais e Legislação Penal Simbólica - Adalberto Narciso Hommerding


  • Os riscos trazidos pela modernidade tardia têm provocado um incremento na busca por um controle social. Com efeito, as leis penais, já carentes de uma racionalidade de origem, são usadas como mero ardil partidário para administrar medos públicos, que são majoritariamente oriundos de um novo arranjo político-econômico advindos com essa modernidade. O direito se vê então vítima de uma "alopoiese" sistêmica, sendo orquestrado por critérios de ter/não-ter e poder/não-poder que se sobrepõem à sua diferenciação original (direito/não-direito). Ao demonstrar claramente os desvios que essa atual configuração de política criminal tem sido produto/produtora, os autores ratificam a tese de uma indispensável teoria da legislação, que possa despontar não como a grande panaceia, mas como um elemento a mais para conter as pulsões punitivas de uma sociedade obcecada por segurança. Trata-se de um verdadeiro manifesto por uma racionalidade das leis penais que se fundamenta por si, mas cuja necessidade é evidenciada claramente por todos os motivos articulados de modo brilhante pelos autores. "Racionalidade das leis penais e legislação penal simbólica" constitui-se em obra que engrandece o mundo jurídico, descortinando novas perspectivas e abordagens, no direcionamento do essencial e do universo das possibilidades.
4-A CRÍTICA AO USO ABUSIVO DO DIREITO PENAL SIMBÓLICO NA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA

Resultado de imagem para A CRÍTICA AO USO ABUSIVO DO DIREITO PENAL SIMBÓLICO NA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA

O presente livro tenta demonstrar através de exames doutrinários e jurídicos como é extremamente prejudicial à formação de tipos penais, apartados da melhor técnica e dos princípios informadores do direito penal. Casos pontuais de violência e exploração midiáticas não podem ditar o processo legislativo na seara criminal somente com o intuito meramente simbólico. Diante de uma crise social, o melhor caminho perpassa por vários seguimentos da sociedade, não sendo o Direito Penal o único caminho de proteção dos bens jurídico, alias sua razão de existir, diante sua moderna missão, só quando demais controles sociais falharem, diante da violência operada na liberdade individual daquele ramo jurídico. Princípios, como intervenção mínima, fragmentariedade, ultima ratio, proporcionalidade são os limites estipulados para confecção de tipos penais, e quando o legislador, desvirtuando os fins legítimos do direito criminal, e atendendo a uma finalidade particular (questões eleitorais) destrói todo um arcabouço jurídico penal positivado, dando margem ao surgimento de uma legislação puramente simbólica e de emergência, sepulta em descredito o próprio ordenamento jurídico brasileiro. A metodologia escolhida iniciou-se de uma pesquisa verticalizada sobre o acervo bibliográfico, tendo como norte a publicação de artigos, livros e pesquisa na internet e para fundamentação teórica sobre abusividade do uso do direito penal simbólico na legislação brasileira O artigo, portanto, tenta esclarecer e apontar soluções que evite a construção desnecessárias de tipos penais e muitas vezes inconstitucionais.


__________________________________________________________

  • Em parceria com a editora temos 10% de desconto na obra, utilizando o cupom @CRIMINAISsó que não para por ai o desconto é acumulativo, então se o site estiver com desconto de 50% + 10% com o nosso cupom, você garante 60%. Não é o máximo?
  • A compra é somente pelo site da editora.

    A editora tem um acervo excelente sobre o tema. 


    • E mais uma dica maravilhosa: A Professora Amanda @mandytacorrige faz revisão textual de teses de graduação, mestradodoutorado e artigos. Revisão textual.(Monografia/TCC), Redação - Redação ENEM, Redação Inglês para Todos os Níveis, Tradução para e do InglêsInglês - Português. A professora da dicas diárias de Português e Inglês no instagram. 



    • Faça sua solicitação pelo nosso instagram @criminais

    EQUIPE GRUPO CIÊNCIAS CRIMINAIS

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário