quinta-feira, 16 de maio de 2013

12 formas de desenvolver o seu cérebro

Cuidar do cérebro é importante. Você pode desenvolvê-lo com 12 dicas fáceis de seguir. Aprenda a prevenir doenças e ser mais inteligente


É possível adicionar 10 anos de vida útil ao cérebro seguindo regras bem simples
Crédito: Shutterstock.com
É possível adicionar 10 anos de vida útil ao cérebro seguindo regras bem simples

 Acredite ou não: você pode adicionar mais 10 anos à vida útil do seu cérebro só por prestar atenção nele. Não se pode tomar o cérebro por garantido, pois ele não se desenvolve sozinho. A cada dia, cientistas descobrem novas maneiras de treinar o nosso cérebro garantindo assim habilidades como inteligência e agilidade e prevenindo também as doenças mentais.


Confira abaixo 12 formas de ajudar o seu cérebro a se desenvolver:

1. Dançar
A arte de dançar envolve a habilidade de movimentar diferentes membros do seu corpo em sincronia. O seu cérebro é estimulado e você pode desenvolver a coordenação.

2. Academia
Pesquisadores da Universidade da Colômbia descobriram que pessoas que vão à academia de 3 a 4 vezes por semana produzem neurônios mais do que aqueles que não a frequentam.

3. Ovos
Sim, ovos. De acordo com o autor Larry McCleary, a melhor opção para o café da manhã são os ovos. Os ovos possuem vitamina B e antioxidantes ajudando o cérebro a queimar a glicose e proteger os neurônios, que também são acelerados pelo ômega-3. McCleary diz que os melhores alimentos para o cérebro são aqueles que apodreceriam sem energia.

4. Dividir as tarefas
Embora ser um multitarefas agilize os processos, o cérebro se desenvolve mais se as coisas são feitas separadamente. Reserve uma hora para cada atividade.

5. Hidratar a mente
Sucos de frutas e vegetais ajudam a desenvolver o seu cérebro e proporcionar uma vida mais saudável.

6. Rir
Até a pré-disposição para rir ajuda a treinar o cérebro. Rir é uma pedida para prevenir doenças mentais, cardíacas e diminuir os níveis de estresse do corpo.

7. Dormir
Pessoas que dormem pelo menos 7 horas por dia tem mais atividade cerebral do que as que não dormem, segundo um estudo da Faculdade de Medicina de Harvard, nos Estados Unidos. O estudo comprova que o cérebro processa as informações recebidas durante o dia melhor enquanto você descansa.

8. Afaste-se dos aparelhos eletrônicos
Assistir televisão ou usar o computador não ajudam a desenvolver o cérebro. Pelo contrário. Atividades como essas não exigem muito esforço mental e tornam a nossa massa cinzenta preguiçosa.

9. Alecrim
Segundo um estudo publicado no Jornal de Neuroquímica, adicionar o alecrim às suas saladas ajuda a diminuir as chances de um derrame em até 40%, além de proteger você de doenças degenerativas como o Alzheimer.

10. Aprender outro idioma
Aprender outro idioma desenvolve áreas do seu cérebro responsáveis pela memória e pela atenção.

11. Cuide dos seus dentes
Pessoas com dentes e gengivas saudáveis tem um funcionamento cerebral melhor, segundo estudo realizado no Reino Unido com quase 6,500 adultos.

12. Chá verde
Segundo o Jornal Americano de Nutrição, o chá verde previne doenças mentais e ajuda o cérebro a funcionar melhor. É recomendado que se tome pelo menos 2 copos por dia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário