segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Desembargador pediu à Polícia Federal, por ofício, para grampear juízes

 Capital Teresina
Créditos: portaljenipapo.comDesembargador Paes LandimDesembargador Paes Landim
No dia 13 de agosto de 2012 o desembargador Francisco Paes Landim, corregedor do Tribunal de Justiça do Piauí, encaminhou ao delegado Nivaldo Farias de Almeida, superintendente da Polícia Federal no Piaui, um ofício confidencial solicitando o "monitoramento das linhas telefôncias móveis" de servidores da Corregedoria do TJ por 60 dias.
Na verdade, Paes Landim tentou, por ofício, grampear os telefones dos juízes Raimundo José Gomes e Alberto Franklin de Alencar Milfont, ambos exercem funções na Corregedoria Geral de Justiça.
Dois dias depois, em 15 de agosto daquele ano, veio resposta do delegado da Polícia Federal: não havia procedimento investigatório que justificasse as interceptações telefônicas e nem havia ações processuais penais ou investigações judiciais contra os magistrados para justificar a conduta. O Pedido foi negado.
Em contato telefônico com o juiz Raimundo José Gomes, o mesmo informou que somente trataria do caso pessoalmente. Quando ao juiz Alberto Franklin de Alencar Milfont e o desembargador Paes Landim, até o fechamento da matéria, não conseguimos contato.
O presidente da Associação de Magistrados Piauienses - AMAPI enviou o ofício n. 252/2013-GP, datado de 20 de março de 2013, solicitando informações ao secretário de Segurança Pública do Piauí sobre possíveis interceptações telefônicas de magistrados realizados pela Segurança Pública, Robert Rios negou o fato à presidenta do TJ-P, desembargadora Eulália Pinheiro.
Veja os documentos:

Cópia do Ofício de Paes Landim solicitando as gravações

Ofício do delegado da PF negando o procedimento por falta de ação penal ou investigação

Resposta de Robert Rios sobre possível grampo na Secretaria de Segurança

Um comentário: