segunda-feira, 29 de setembro de 2014

#MEDICINALEGA- DECAPITAÇÃO, DEGOLA E ESGORJAMENTO

DECAPITAÇÃO

Tipo de lesão em que ocorre a separação da polo cefálico do corpo.

A decapitação é muitas vezes intencional, com o intuito de assassinar ou executar uma pessoa - através do uso de uma facaespadamachado ou foice, sendo essa ferramenta a mais própria para essa prática, além de um executor e/ou carrasco exímio na prática. Decapitação também pode acontecer por acidente, através de uma explosão, acidente automobilístico ou industrial ou outro acidente violento.
A separação da cabeça do resto do corpo resulta invariavelmente em morte nos humanos: a rápida perda de sangue tanto da cabeça quanto do corpo causam uma queda drástica da pressão sanguínea, seguida de perda de consciência e morte cerebral em segundos.

A decapitação foi largamente utilizada na Europa como pena de morte, sempre com caráter político: era reservada geralmente para líderes de rebeliões. Na atualidade ainda é utilizado na Arábia Saudita com o uso de espadas

Decapitações Na Arábia

É comum associar decapitações nos tempos modernos aos árabes. São existentes muitos vídeos na internet em que estão presentes extremistas islâmicos e rebeldes, isso pode se dar ao fato da tradição árabe de execução por este modo, pois como maior parte da Arábia é deserta e a forma de locomoção mais usada era e ainda é por animais, o melhor modo de comprovar a morte de alguém é mostrando sua cabeça. Porém, ainda hoje, esta tradição é costumeira em países como SíriaTunísiaPaquistãoLíbia e Arábia Saudita onde é permitida a execução de condenados, com o uso de espadas. Os principais motivos destes atos são a intolerância religiosaxenofobia ocidental, questões politicas como a Guerra Civil Síria e o Terrorismo.

Decapitações no Brasil

Hoje são raros casos de decapitações no Brasil, mas ainda são existentes em rebeliões prisionais, revoltas populares,linchamento e casos de Serial Killers. Como o pais lidera o número de mortes no trânsito, é nessa condição onde mais ocorre esse tipo de fato, e também nas prisões do Brasil. Isso demonstra a crueldade de facções e revoltas entre presos, bem frequentes no estado do Maranhão, onde o maior exemplo é o Complexo Penitenciário de Pedrinhas, uma das prisões mais temidas do Brasil.






DEGOLA

Lesão cervical posterior, geralmente produzida por instrumento corto-contundente ou cortante.

No âmbito médico-legal, degola é uma lesão incisa (produzida por instrumento cortante, como navalha ou bisturi) localizada na região posterior do pescoço (parte de trás do pescoço). Não confundir com esgorjamento, que é também uma lesão incisa localizada no pescoço, porém em sua região anterior (parte da frente do pescoço)




Esgorjamento

Lesão cervical lateral ou anterior, produzida geralmente por instrumento cortante ou até corto-contundente. 
  • Causas de óbito
    • Choque hipovolêmico por lesão vascular
    • Parada cárdio-respiratória por lesão nervosa
    • Asfixia por entrada de sangue na árvore respiratória
    • Embolia gasosa por entrada de ar em grandes veias
São lesões incisas, de profundidade variável, situando-se na face anterior ou antero – lateral do pescoço, entre a laringe e o osso hióide, ou sobre a laringe, raramente acima ou abaixo desses limites. Pode ser única ou múltipla, e a profundidade da lesão é variável, detendo-se, em geral, na laringe, dependendo da intensidade do uso do instrumento, alcançando a coluna cervical.
Deve-se observar também que, se o ferimento for numa direção transversal ou obliqua, entende-se como elementar para determinar a causa jurídica da morte, daí, poderemos analisar se houve suicídio, ao qual o instrumento cortante é empunhado pela mão direito, em que se predomina a direção transversal ou descendente para a direita, também pode ocorrer em direção oposta, se quando for canhoto. A profundidade da lesão é maior no inicio e no final a vitima perde suas forças.
Nos homicídios, aparecem características distintas, pois o autor da lesão coloca-se por trás da vitima, provocando um ferimento da esquerda para a direita, se destro, em sentido horizontal, se voltado para cima.










Fonte: A decapitação ainda é praticada? Terra, drluizfernandopereira, mathus

9 comentários: