sexta-feira, 24 de novembro de 2017

COLUNA AMANDA HARRISON: Ética Profissional

Resultado de imagem para etica profissional

Olá...vamos falar de ética?
Certa vez, indiquei um colega que se formou comigo para um grande amigo. Mais tarde, este colega fez comentários bastante negativos a respeito da forma com que trabalho, (haja vista que não possuo inscrição na OAB, o que não me faz menos competente), para este mesmo amigo então seu cliente! Final das contas, o colega perdeu o cliente e eu nunca mais o indiquei!
E aí? O colega estava correto na atitude ou ele foi antiético?
Além de ser matéria da prova da OAB, ética deve ser um assunto a ser abordado e discutido em todo e qualquer seguimento.
Mas afinal, o que é ética e como agir com ética?
Ética significa propriedade do caráter, é uma palavra de origem grega, é o nome dado ao ramo da filosofia que se dedica aos assuntos morais.
Traduzindo para a atualidade e dando um sentido prático, basta analisar a conduta e comportamento de profissionais como advogados, médicos, jornalistas e até professores.
Não devemos confundir com lei, é claro que as leis são baseadas em princípios éticos, mas a ética em si não obriga ninguém a segui-la e nem tampouco somos punidos por não a usar.
Mas então...o que tanto se fala em ética profissional?
É sabido que para os profissionais do Direito, assim como para médicos e outros profissionais, há um código de ética e que este deve ser seguido.
O Código de ética é um conjunto de regras que devem ser seguidas pelos profissionais no exercício do seu trabalho, é elaborado pelo conselho da classe, e o profissional é fiscalizado por este conselho para que cumpra o código e sofrerá sanções caso descumpra.
Vale ressaltar que ética e moral possuem conceitos distintos: Ética é o conhecimento adquirido da investigação do comportamento. Moral é um apanhado de regras do cotidiano e seguidas reiteradamente pelos cidadãos, é aquilo que nos faz entender o que é certo e errado, bom ou mau, é a moral que determina o caráter, as virtudes e o comportamento de um cidadão perante a sociedade em que está inserido.
A ética profissional estuda e regula o relacionamento do profissional com sua clientela, visando a dignidade humana e a construção do bem-estar no contexto sociocultural onde exerce sua profissão. 
Conclusão: o profissional deve respeitar o seu cliente e exercer o seu trabalho da maneira mais transparente possível, de modo que não o prejudique. Deve seguir o código de ética de sua classe e se mostrar respeitoso com colegas de profissão, mesmo quando este não é exemplo de boa conduta. Evite apontar erros de colegas, julgar a conduta e o modo de trabalho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário