quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Site vende diplomas de universidades públicas e privadas por R$ 410; prática é ilegal


Diplomas universitários de instituições públicas e privadas são oferecidos pela internet por R$ 410. A venda é ilegal, segundo a Procuradoria da República. As informações são do jornal "O Globo" desta quarta-feira (10).
Em seu site, a empresa EAD Center Diplomas e Certificados garante entregar em cinco dias "um diploma de nível superior, com total sigilo e segurança". Na lista, aparecem cursos de administração, engenharia, comunicação social e até mesmo de medicina, emitidos por mais de 400 universidades públicas e privadas. 
Para facilitar, a empresa parcela o pagamento em duas vezes e promete enviar o diploma para a casa do interessado por Sedex.
Na página, a EAD Center afirma que os diplomas são validados pelo MEC (Ministério da Educação), com publicação no Diário Oficial da União. Segundo a assessoria do MEC, a pasta vai acionar o Ministério Público Federal e a Polícia Federal para investigar o caso.
Segundo o jornal "O Globo", a UFF (Universidade Federal Fluminense), uma das instituições que aparecem no site, teria tomado conhecimento há dois dias. Mensagens enviadas à ouvidoria da universidade perguntavam se a oferta era verdadeira e se a instituição concordava com a venda.

Federais

A procuradora da República Maria de Fátima Salles Teixeira, do TRF (Tribunal Regional Federal) afirmou ao jornal carioca que a venda do diploma é uma ação criminosa e que requisitará investigação do Ministério Público Federal e da delegacia especializada em crimes pela internet.
O reitor da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), instituição também relacionada na página, disse ao jornal "O Globo" que não sabia da venda de diplomas falsificados e que tomará as medidas cabíveis.

Golpe

A página da empresa EAD Center Certificados e Diplomas não tem endereço ou número de telefone. A única forma de contato é o e-mail.
A orientação é para que o comprador envie seus dados para a confecção do diploma e faça o depósito ou a transferência online da primeira parcela do pagamento.
No site Reclame Aqui, de reclamações de consumidores, há uma postagem do dia 3 de outubro em que um internauta alerta para o golpe. A pessoa afirma ter feito a compra e não ter recebido o produto. "Você deposita o dinheiro e desaparecem. Nem dão informações", alerta o consumidor.
Após resposta da empresa que dizia que o diploma estava nos correios, o internauta escreve no dia 8 de outubro que não tem número de rastreio da postagem e que continua sem receber.

Fonte:Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário