quinta-feira, 5 de outubro de 2017

(DES) CONSTRUINDO O DIREITO: COMO ESTUDAR PARA O EXAME DA ORDEM E CONCURSOS (CICLO DE ESTUDOS)

Resultado de imagem para como você estudar para concursos

Hoje decidi falar sobre algo “leve”, mas tão importante quanto qualquer outro tema abordado aqui. Toda semana meus textos são carregados de conteúdo e sempre temos debates. Por isso, nesta semana decidi trazer algo diferente.

Para quem não me conhece, ainda, eu sou advogada. Ostento este título (sim, ostento), desde o início de 2016, ou seja, há aproximadamente um ano e meio, faço parte desta classe.

E eu sei que muitos de vocês aqui enfrentam lutas diárias para estudarem para provas, sejam Exame da Ordem ou concursos. Ou, ainda falta tempo para a sua preparação, mas vocês se preocupam com o seu desempenho.

Quero deixar claro que tudo que vou dizer aqui foi o modo que encontrei que funcionasse para mim. Você pode ter um método e se adequar a ele, algo que funcione para você. Lembrando que a prova da Ordem não faz bom advogado. A prática é totalmente diferente da teoria.

Bom, minha história é simples. Eu passei. Mas, o caminho foi complexo. Quando comecei a me preparar para a prova da Ordem estava no 9º período, a primeira vez fiz por curiosidade, não passei na primeira fase. Na segunda vez, fiz por querer passar, passei na primeira fase, mas não passei na segunda. Fui para a repescagem. Isso me destruiu. Eu havia perdido noites de sono, horas de estudo das matérias da faculdade, havia me desligado do mundo para passar na prova. Mas, não teve jeito.

Durante uma semana eu me puni por não ter sido aquilo que eu mesma esperava. Meus pais ficaram extremamente decepcionados por eu não ter passado de primeira e me cobravam diariamente a minha falta. Depois de tanto investimento.

Eu fazia um cursinho online e me dediquei tanto a ele, estudava 4 horas diárias, além de ter que cumprir os horários e encargos da faculdade. O que aconteceu para eu não passar?! Te aconselho, não se puna. Se você não passou, ainda virá a provação. Corrija os erros e encare o desafio. O que me atrapalhou na prova foi o nervosismo. Eu estava na ânsia de aplicar tudo que eu sabia, com medo de cometer erros, que acabei errando e pecando nisso. A calma na hora da prova é um plus para quem estudou.

Depois disso, fui acertando os erros que tinham na minha forma de estudar. Quando eu me tranquilizei na hora da prova, deu certo. Um deles: não fazer exercícios.

Só se aprende com a prática. O Direito é um curso extremamente visual (digo, de leitura), mas não significa que não seja um curso prático. Leu sobre licitações? Faça exercício. Viu como se faz uma peça, redija. Quando eu acertei esse ponto, meu desempenho passou de 40% para 70%. Eu tirava uma hora, depois de apreendido o conteúdo, só para fazer peça e questões.

Outro erro comum de quem está estudando: redes sociais. Eu sei que é clichê e bem óbvio. Mas, as redes sociais atrapalham. 15 minutos que você perde passando o dedo no feed, são 15 minutos que você perdeu de fazer uma questão. Tempo, para quem estuda, é precioso. Use esse tempo a seu favor. Lógico que, terminado seus estudos, ou dando aquela pausa, você pode se distrair, ver gente, tomar um ar. Mas, quando você deixa isso entrar nos minutinhos dos seus estudos, atrapalha o seu desempenho.

Quando eu estudava, sempre fazia um resuminho (ainda que fosse um mapa mental) sobre aquilo que havia visualizado. Por exemplo: Se errei uma questão de prescrição penal, eu anotava, pra não errar mais. Essa é a vantagem de fazer exercícios, o que você erra no treino, não erra mais depois.

Eu estudava por horários. E aí que encontrei o erro. Depois que iniciei meus estudos para concurso percebi o quanto de tempo perdi quando estudava para a prova da ordem. Se alguém tivesse me apresentado este método, com certeza otimizaria meu tempo e não teria me estressado tanto. Lógico que o método que vou mencionar funciona para mim. Mas, tenho certeza de que este esquema vai melhorar, e muito, sua qualidade de estudo. Ninguém, eu digo com toda convicção, ninguém estuda 12 horas líquidas por dia.

Este método foi difundido por Alexandre Meirelles. E funciona da seguinte forma. Diferente do método da tabela de estudos, que é definido o que se estuda em cada horário, por dia (exemplo: 07h estudar Direito Constitucional, 8h30min estudar Ética Profissional), o ciclo de estudos não é fixo. Como assim?

Na tabela de estudos (com horários definidos), se você tiver um imprevisto, ou algum outro compromisso às 07h, por exemplo, você estudará, apenas, Ética Profissional, e Constitucional será visto somente na próxima semana. Desta forma, você dará mais peso a uma matéria que tem menos questões que a outra.

Uma observação: Na última prova, a OAB de 10, cobrou 8 questões de Ética Profissional. Uma diminuição de 20% da matéria. Mas, ainda assim, continua sendo o diferencial na prova. Garantir esta matéria é ter muitas chances de passar na prova. Digo por experiência própria. Quando fiz o exame, foram 10 questões. Fechei Ética e foi o que fez a diferença na minha aprovação pra segunda fase.

Apesar de fazer diferença, aconselho estudar ética nas últimas semanas antes dOlá.
a prova. Porque é mais um processo de memorização, do que de estudo prático.

Enfim, voltando ao ciclo de estudos. Nele você pode voltar com mais frequência às matérias, em pequenos espaços de tempo. Se a pessoa volta frequentemente a uma matéria, a possibilidade de memorização é maior. Quando se repete o que se estuda é mais fácil de fixar o assunto do que quando se repete, apenas, na outra semana.

Vamos dispor desta forma: Faça uma lista de todas as matérias que tem que estudar, dê um peso pra cada (estabelecendo um peso, você estuda mais vezes aquela matéria). Sempre que chegar à última matéria, você volta na primeira (como em um ciclo). Vamos exemplificar.

RLM – Raciocínio Lógico-matemático (peso 1h); Português (peso 30min); Direito Administrativo (peso 30min); Direito Constitucional (peso 1h30min).

O total do ciclo (total do tempo para voltar a ver uma matéria) é de 3h30min. Caso surja um imprevisto, você anota de onde parou e pode continuar da mesma posição.

Sugiro a você que, na hora de fazer seus ciclos, você inclua todos os afazeres do seu dia, até os horários livres e a hora de dormir, separando de 30 em 30 min (divida o dia, que tem 24h, a cada 30 min), no final de tudo, some os horários de estudo que você tem. Por exemplo, se você colocou a palavra estudar 5 vezes, significa que você tem 5 vezes 30 minutos (2h30min). Depois disso, separe as matérias, defina o peso para elas (qual precisa de mais horas de estudos, ou qual cai mais na prova). E pronto, temos um ciclo.

Claro que cada um tem sua individualidade. Basta você aplicar isso na sua rotina e da forma como funciona para você.


Até mais.



Karla Alves
Bacharel pela Faculdade de Direito de Vitória - FDV
Advogada
Membro do Grupo de Pesquisas Direito, Sociedade e Cultura, da Faculdade de
Direito de Vitória – FDV.
Membro do NeCrim (Núcleo de Estudos em Criminologia), ligado ao Grupo de
Pesquisas Direito, Sociedade e Cultura, da Faculdade de Direito de Vitória - FDV

Nenhum comentário:

Postar um comentário