quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Capital baiana não percebe crescimento de 915% da violência


De acordo com a Pesquisa Nacional, por amostragem domiciliar, sobre atitudes, normas culturais e valores em relação à violação dos direitos humanos e violência – 2010, dentre as 11 capitais brasileiras entrevistadas, Belém, Belo Horizonte, Fortaleza, Goiânia, Manaus, Porto Alegre, Porto Velho, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, Salvador se destacou, já que 88,6% de seus entrevistados afirmaram sentirem que a violência vem crescendo no Brasil (o maior percentual dentre as capitais).
Contudo, apesar de ser o mais expressivo dentre as capitais pesquisadas, esse percentual aponta uma diminuição na sensação de crescimento da violência se comparado a 1999, já que naquela época, 92,8% dos entrevistados de Salvador afirmaram sentir que a violência vinha crescendo no país.
Uma constatação espantosa, tendo em vista que o número absoluto de homicídios em Salvador aumentou 915% nesse período. Isso porque, em 1999, havia 182 assassinados na cidade, montante que, em 2010, alcançou 1.847 mortos(Fontes: Datasus – Ministério da Saúde e Mapa da Violência 2012).
Assim, o crescimento da violência não foi devidamente percebido, embora tenha ocorrido um vertiginoso crescimento no número de assassinados na capital baiana durante essa década (Veja: Nordeste brasileiro: explosão da violência).
Mais um reflexo de que a população não tem conhecimento da realidade brasileira, vivendo uma fantasia de evolução e otimismo (sobretudo num momento de crescimento econômico e maior reconhecimento internacional), ignorando o evidente crescimento da criminalidade.
*LFG

Nenhum comentário:

Postar um comentário