sexta-feira, 15 de setembro de 2017

PORTUGUÊS JURÍDICO COM AMANDA HARRISON : Dos crimes cometidos contra o vernáculo


Resultado de imagem para emoticon




Mas x Mais – Acho que essa confusão é a mais (ou seria, mas?) recorrente em todo o universo! Dói os olhos quando leio.  Meu Deus do céu, eu vejo textos com as palavras trocadas, as pessoas usam mais quando deveriam usar mas e vice-versa!
Para ficar claro: MAS – dá ideia de oposição, contrariedade e pode ser substituído por, porém, entretanto, contudo, todavia.
MAIS – é intensidade, soma, referente a quantidade.
Há x A – Outra troca que é muito usada! – nesta comparação, refere-se a tempo, e é usado para indicar um tempo que passou, por exemplo: Há dois anos não visito meus pais.
A – Também se refere a tempo, mas que ainda virá, indica futuro: Estou a 2 meses da entrega do TCC.
São exemplos bobos, mas pense em cometer estes e outros tantos erros ao redigir um documento?
Imagine se o seu cliente, culto, conhecedor da língua portuguesa  lê o seu texto com esses erros?
Em tempos em que todos os celulares e computadores possuem o famoso corretor ortográfico, não dá para cometer esses crimes contra o vernáculo!
Quer outros exemplos? Deiz invés de dez, trêis invés de três, cem (sem) acento, seje (seja), nóis (nós), mortandela, iorgute, imbigo e por aí vai...
Não estou falando que temos de ser perfeitos escritores, claro que não, quem escreve corre o risco de errar, o importante é ter calma e atenção ao escrever, ler o que escreve e fazer uma análise do texto para verificar se está realmente transmitindo aquilo que foi proposto.

Até mais!


A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, atividades ao ar livre e close-up
Amanda Harrison, 38 anos, divorciada, muçulmana,
administradora e bacharel em Direito; presto consultoria
em direito trabalhista, cível e penal. Administro 2
empresas em São Paulo, gosto de viajar, falo e escrevo
português, inglês, francês, árabe e espanhol. 

Não sou professora mas gosto de ensinar




Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link dessa postagem ou faça uma repostagem com o conteúdo original ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Grupo Ciências Criminais estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do GCC em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário