segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Policiais ocupam bairro violento de Curitiba para instalação de Unidade Paraná Seguro


  • Carros de polícia seguem rumo à Vila Sandra, em Curitiba, para ocupação e instalação de UPS
    Carros de polícia seguem rumo à Vila Sandra, em Curitiba, para ocupação e instalação de UPS
Cerca de 150 policiais ocuparam na manhã desta segunda-feira (17) a região da Vila Sandra, no bairro Cidade Industrial de Curitiba (CIC), para instalação da oitava Unidade Paraná Seguro (UPS). O programa paranaense é inspirado no das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) do Rio de Janeiro, mas sem a participação do Exército, apenas das polícias Militar e Civil.
Segundo a PM, as abordagens já resultaram na apreensão de dois adolescentes (um de 15 e outro de 13 anos), 227 gramas de cocaína, 106 gramas de crack, 33 gramas de maconha, um notebook, cem gramas de fermento químico (utilizado para misturar droga), quatro munições de calibre 38, uma munição de calibre 22, cinco rádios comunicadores, uma balança de precisão e R$ 238 em dinheiro trocado.
De acordo com o comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Roberson Luiz Bondaruk, o módulo da UPS terá como ponto base a região norte do bairro, que será dividido em quatro áreas de patrulhamento. “Após a saída do maior efetivo, teremos em torno de 30 policiais militares fazendo policiamento comunitário de forma fixa, como aconteceram nos demais bairros”, disse.
A Cidade Industrial de Curitiba é o maior bairro da capital paranaense, ocupando 10% da área territorial do município. Abriga 170 mil habitantes, o que corresponde a 9% de toda a população curitibana. Cerca de 17% dos homicídios registrados pela polícia ocorrem na CIC.

Outras unidades

Com a implantação da UPS da Vila Sandra, Curitiba conta hoje com oito UPSs. Os bairros Parolin e Uberaba foram os primeiros a receber o policiamento. Além deles, as vilas Sabará, Caiuá, Nossa Senhora da Luz, Verde e, agora, Sandra, também na Cidade Industrial, possuem unidades. Por último, a região da Vila Osternack, no Sítio Cercado, completa a lista. O governo diz que pretende implantar em Curitiba dez UPS até o fim deste ano.
Fonte:Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário