terça-feira, 5 de março de 2013

Os magistrados estão abandonando a carreira e migrando p/outras mais valorizadas


Um alerta sobre o êxodo de magistrados


Durante a sessão desta terça-feira (5/3) no Conselho Nacional de Justiça, o conselheiro José Lúcio Munhoz apresentou aos colegas, a título de alerta e para reflexão do colegiado, alguns números sobre o êxodo de magistrados, dados obtidos por comissão do CNJ que acompanha o trabalho de todos os tribunais.
Nos últimos cinco anos, 120 magistrados solicitaram exoneração para buscar outra carreira fora da magistratura.
No período, 328 magistrados postularam a aposentadoria antecipadamente com a mesma finalidade.
83 candidatos aprovados em concurso para juiz não tomaram posse, optando também por seguir carreiras fora da magistratura.
Ele citou o caso de concurso no Tribunal Regional Federal, com sede no Rio de Janeiro, em que os dois primeiros candidatos aprovados optaram por outra carreira.
O ministro Joaquim Barbosa comentou:
“Seguramente, a questão salarial deve ter pesado em cada um desses casos individuais”.

Folha SP

14 comentários:

  1. Realmente, a atividade do juiz não é gratificada como deveria ser! Muitos pensam que 15 mil é muito dinheiro! De fato, é um bom salário. Mas não para suprir a responsabilidade que um juiz assume!

    ResponderExcluir
  2. O pior é que se os mais qualificados vão recusando o cargo, em tese, os menos qualificados vão assumindo: quem perde no final é a a sociedade!
    Triste fim da magistratura, um dos pilares da democracia e da segurança jurídica.
    É preciso tomar muito cuidado.
    A quem interessa juízes mal remunerados e desestimulados?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Do anônimo li, e anônimo digo: Os interesses nacionais são negociados sem a interveniência do judiciário e, infelizmente continuará assim enquanto prevalecer o senso comum de partidos políticos, muita vez a serviço de um grupo restrito. Partidos nanicos, de gente grande, servindo-se da democracia impunemente. Pior ficará quando determinado partido político quiser ter o lado armado – já existem alguns movimentos atuando em conluio com governantes. Dentro do Brasil temos brasis, alguns miseráveis, outros piores.

      Excluir
  3. "triste fim da magistratura" ahhhhhhhh váááá FIM DA MAGISTRATURA? sem moralismo meu caro. "Ninguém" ganha bem nesse país. Não dá pra pagar mais pra um Juiz em uma sociedade em que o trabalhador mais singelo, aquele lá em baixo na cadeia alimentar do capitalismo, mal consegue prover o próprio sustento. Altas cargas tributárias e o que temos em troca? Quando nós todos entramos no fórum o magistrado se quer olha na cara do povo que paga seu salário. 15, 20 mil reais está de bom tamanho, olhem para baixo e vejam como vocês reclamam de "boca cheia", se você quer ficar rico a carreira jurídica não é compatível, tá certo mesmo, mudem de ramo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É por isto mesmo seu burro que eles não querem ficar na magistratura.Se ele estuda tem todo direito de fazer da vida dele o que quiser. Deixa de ser invejoso.

      Excluir
    2. burro? invejoso? quem disse que alguém não tem o direito de fazer o que quer? você tomou seu remédinho pra cabeça?

      Excluir
  4. É... Um povo composto por luminares como esse aí em cima merece, mesmo, ficar sem juízes ou ter índios cotistas solucionando seus conflitos sociais... Estudar pra que, né....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OK DOUTOR, você está correto, paguem mais aos magistrados, e não se esqueça que o povo insatisfeito não pode pedir "exoneração" da pobreza que já é cultural. Nossos professores estão nos fazendo favores ao dar aula nas condições atuais, paguem mais aos magistrados, coitados. Quando você trouxer argumentos válidos doutor, aí agente conversa. Enquanto isso ficarei com os índios aqui de minha tribo.

      Excluir
  5. Para o trabalho que realizam, entram as 13:00 para almoçar começam as audiências as 14:00 param as 17:30 para o lanchinho que vai até as 18:00 18:30, e ai de quem precisa despachar, o salário é até demais.

    Trabalhem o dia inteiro como qualquer do povo e ai sim podem pretender melhores salários

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E você chegou a essa conclusão visitando quantas Varas?

      Excluir
  6. Rapaz, na minha ótica, a maioria dos juízes trabalham e muito. A responsabilidade é enorme. Alguns até ficam doentes ou morrem pelo trabalho. Deve haver estimulo sim. A carreira é diferenciada. E vc, intelegente, responda a minha pergunta: a quem interessa uma magistratura fraca e desestimulada?
    Vc, inteligente, só pode ser filho de algum político corrupto.
    Juiz sem garantias não julga com isenção, julga com medo.
    Até mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juízes trabalham muito. Só juíz? Policial também fica doente e morre pelo trabalho, médico também, o povo também fica doente e morre pelo trabalho, qual o estímulo essas classes tem? Veja os índicies, quantos policiais federais SE MATARAM nos ultimos meses por não tem condições de trabalho? Você inteligente: a quem interessa um poder judiciários que pague muito mais aos juízes enquanto aquele que corta cana, mal tem o que comer e tem seus direitos violados todos os dias? Juíz não é super herói, está na hora de investir na classe trabalhadora (e não sou PeTista) ao invés de esperar que o magistrado resolva tudo. Juiz já tem todas as garantias, não sejam, hipócritas, reconheço que o Estado não tem provido a segurança dos que atuam na área penal de forma adequada, mas isso não é o mesmo que dizer que estão ganhando mal, quem julga com medo não é por medo da pobreza certamente. Ninguém nesse país ganha quanto deveria, eu os apoio juízes, busquem ser mais valorizados e ganhar sempre mais, contudo não esperem que em um país onde o salário mínimo é menos de setecentos reais, querer ganhar mais que 20 mil reais neste tão nobre cargo!

      Assinado pelo "povo composto por luminares"; "índio cotista"; e certamente "filho de algum político corrupto.

      Excluir
    2. O "Intelegente" não deve frequentar Fórum, pois do contrário saberia o que disse.

      Pelo jeito que escreve, com o português perfeito, não deve nem saber o que é Fórum.

      Excluir
  7. Se vc compara (não a pessoa - somos todos dignos) a função de um juiz a de um cortador de cana, deixo o debate aqui.
    Um abraço, camarada.

    ResponderExcluir