quinta-feira, 25 de julho de 2013

SP tem queda de homicídios pelo 3º mês consecutivo

O número de homicídios dolosos no Estado de São Paulo caiu pelo terceiro mês consecutivo em junho, com 355 casos, segundo as estatísticas da criminalidade divulgadas nesta quinta-feira (25) pela Coordenadoria de Análise e Planejamento (CAP) no portal da Secretaria da Segurança Pública (SSP).
O número é 10,35% menor que o registrado no mesmo mês em 2012, quando houve 396 homicídios dolosos no Estado. Percentualmente, esta é a maior queda desde março de 2011 neste tipo de comparação.
Embora no acumulado dos primeiros seis meses do ano tenha sido registrado 51 casos a mais - um acréscimo de 2,33% aos 2.185 registrados no mesmo período de 2012 -, as sucessivas reduções mensais no número de homicídios dolosos na comparação com os mesmos períodos do ano passado apontam para uma tendência de queda deste tipo de crime no Estado.
A redução dos homicídios vem ocorrendo desde a adoção de uma série de medidas pelo secretário da Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, como a realização de reuniões bimestrais com os chefes das polícias Civil e Militar de todas as regiões do Estado para discutir ações integradas visando derrubar os indicadores da criminalidade e estabelecer metas de redução.
No gráfico abaixo, pode-se observar os números absolutos dos homicídios mês a mês (em barras). Na linha que corta o gráfico, percebe-se que as variações registradas mensalmente nos homicídios (sempre em comparação ao mesmo período do ano anterior) nos últimos meses apresentam percentuais negativos, até chegar em junho, quando se apura a queda de 10,35%.
A redução nos homicídios dolosos no Estado deve-se, principalmente, à queda do indicador na Capital – com 12,3% casos a menos -, na Grande São Paulo – 12,6% - e na região do Vale do Paraíba – 34,2%.
Roubo de carga
Outro importante indicador que apresentou queda em junho foi o de roubo de carga. Com 632 ocorrências, o número foi 4,1% menor que o registrado no mesmo mês de 2012. No acumulado do semestre também houve queda, de 4,3%, com 3.743 ocorrências do tipo.
As reduções mais expressivas podem ser observadas na Capital, que teve 9,25% menos roubos de carga no mês, e na área do Deinter 5, que abrange a região de São José do Rio Preto. A região não registrou ocorrências do tipo no mês e, no semestre, teve 75% casos a menos.
Por outro lado, a quantidade de roubo a bancos no Estado aumentou 20,2% no primeiro semestre, com 20 casos a mais do que registrados no mesmo período de 2012.
Produtividade policial 
Em junho, a eficiência das polícias Civil e Militar alcançou um patamar recorde em relação às prisões e aos flagrantes de tráfico de entorpecentes. Preparação e inteligência foram algumas das estratégias adotadas para a realização de 14.610 prisões em junho de 2013. É a melhor produtividade policial para o mês desde 2001.
Em comparação com o mesmo mês do ano passado - quando foram feitas 11.999 prisões - houve um aumento de 21,76%, ou 2.611 registros do indicador de produtividade policial.
Mais flagrantes de tráfico 
As polícias também realizaram mais apreensões de drogas ou prisões de traficantes em junho. O indicador de produtividade teve melhora de 7,91%, com 265 flagrantes a mais. É o melhor indicador para o mês desde 2001.
Em junho de 2012 foram elaborados 3.352 boletins de ocorrência de tráfico de entorpecentes, o número subiu para 3.617 em junho de 2013.
Esse tipo de ocorrência depende totalmente da ação policial e o crescimento indica maior eficiência das polícias Civil e Militar para apreender drogas e prender traficantes.
Assessoria de Imprensa e Comunicação da Secretaria da Segurança Pública

Nenhum comentário:

Postar um comentário