quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Operação de combate à criminalidade na Lapa (RJ) tem 35 detidos

Os agentes da Operação Lapa Presente, criada em razão do aumento da criminalidade na região da Lapa, no centro do Rio de Janeiro, prenderam 35 pessoas nesta quarta-feira (1º). Foi o primeiro dia da ação, que terminou por volta das 5h30 desta quinta (2).
Segundo o governo do Estado, todos os detidos tinham entorpecentes, sendo que um deles também foi flagrado portando arma branca. No decorrer da operação, os agentes acolheram 26 moradores de rua, dos quais um é menor. As ocorrências foram registradas na 5ª DP (Mem de Sá).

VEJA A ÁREA DE ATUAÇÃO DA OPERAÇÃO LAPA PRESENTE

  • Arte/UOL
As equipes apreenderam duas motocicletas em situação irregular durante blitz realizada na Lapa. Encaminhados à Operação Lei Seca, os condutores se recusaram a fazer o teste do bafômetro, de acordo com a Secretaria de Estado de Governo, e devem sofrer sanções administrativas. Um deles não portava a CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Como funciona

Comandada pelo major da PM Rodrigo Cereser, o mesmo que está à frente da Operação Lei Seca, a Lapa Presente foi definida como um programa de "patrulhamento permanente" e entrou em vigor nesta quarta-feira (1º). A ação ocorre diariamente das 21h30 às 5h30.
Ampliar

Violência no Rio de Janeiro138 fotos

137 / 138
8.dez.2013 - Vidros de veículo da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) da Cidade de Deus, na zona oeste do Rio, foram quebrados por moradores da comunidade. Neste domingo (8), os policiais da UPP foram checar uma denúncia feita por um morador, mas foram recebidos a tiros. Houve perseguição e o suspeito, Tiago de Jesus de Oliveira, 26, foi capturado. Enquanto os policiais conduziam o jovem, moradores começaram a atirar pedras contra os PMs. Um morador ficou ferido Leia mais Luiz Ackermann / Parceiro / Agência O Globo
Segundo Cereser, a Lapa Presente é uma resposta à "escalada da criminalidade" na região da Lapa e do entorno e uma de forma de atender às demandas apresentadas por comerciantes em um encontro com o governador Sérgio Cabral (PMDB) em 6 de dezembro, no dia seguinte ao assassinato de Gérson Vaz, dono do Bar do Gérson, durante uma tentativa de assalto.
Trios formados por policiais militares, guardas municipais e agentes da Secretaria de Estado de Governo circulam pela região a fim de evitar crimes como roubo a transeuntes e venda de drogas, entre outros. A ação dos trios é filmada e monitorada, assim como já ocorre durante as blitze da Lei Seca.
Na madrugada do dia 1º de dezembro, o estudante Conrado Chaves da Paz, 19, foi morto com uma facada na região do tórax quando circulava pela avenida Chile, logo após sair da Lapa. Segundo a polícia, o crime teria sido cometido por um usuário de crack.
No período entre junho e setembro deste ano, segundo estatísticas do ISP (Instituto de Segurança Pública), foram registradas 528 ocorrências de roubo a transeunte na delegacia responsável pela Lapa e pelo entorno (5ª DP), situada na avenida Gomes Freire. No ano passado, considerando o mesmo período, foram 336 ocorrências da mesma natureza --aumento de pouco mais de 57%.

uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário