quarta-feira, 9 de maio de 2012

PROMOÇÃO TWITTER

1) Ser seguidor do @ccriminais ;

2)Escrever um artigo com sobre "GARANTISMO PENAL E A ATIVIDADE DA POLÍCIA JUDICIÁRIA"

3)Mandar esse artigo no email do grupo ciencias_criminais@yahoo.com.br, juntamente com o seu twitter para localizar.

4)Artigos copiados de algum meio serão desclassificados e se houver citações, citar fontes.

6)Fazer a divulgação da promoção em twitter. 


PROMOÇÃO VÁLIDA ATÉ 30/05/2012.

O ARTIGO SERÁ AVALIADO E DIVULGADO O GANHADOR A CRITÉRIO DA AVALIAÇÃO DO AUTOR DO LIVRO.

Prêmio: Título: O Garantismo Penal e a Atividade de Polícia Judiciária
Autor: Daniel Messias da Trindade
Editora: Núria Fabris Editora
ISBN: 9788581750002
Ano: 2012
Nº de páginas: 104
Encadernação: Brochura

A obra que o leitor tem em mãos representa importante contribuição para um campo das ciências penais ainda relativamente pouco percorrido por parte da Doutrina: a aplicação de preceitos constitucionais e de garantias processuais, na fase pré-processual, no que se refere à Autoridade Policial.

0 Autor faz a análise pormenorizada dos principais conceitos relevantes para a realização das funções constitucionais da Autoridade Policial. Os conceitos não são apenas esmiuçados e explicados de forma sistemática, mas, sim, confrontados com situações práticas, fazendo o Autor o cotejo com decisões dos Tribunais Superiores. Como corolário dos preceitos e das garantias constitucionais, Daniel Messias da Trindade defende que compete, também, às Autoridades Policiais a análise da tipicidade na fase pré-processual. A conseqüência disso, demonstra o Autor, é o fortalecimento das garantias constitucionais e processuais dos investigados.

A mais disso, a presente obra deslinda o argumento, profunda e extensamente, do ponto de vista teórico e prático, de que a função investigatória das Autoridades Policiais não se adstringe à realização de procedimentos preestabelecidos, como se autómata fosse; mas pode, ainda, dar-se por motu próprio. 0 Autor mostra, com ampla fundamentação, que a Autoridade Policial busca, em realidade, a observância e a realização da dignidade da pessoa humana na fase pré-processual; ou, como bem resume, a missão constitucional da Autoridade Policial é apurar a infração penal e não apurar fatos atípicos. Evidentemente que toda essa compreensão não implica outorgar-se le feu vert sem quaisquer parâmetros à atividade policial, pois tanto o Autor como todos os que se embatem pela preservação da democracia haverão de prestar obsequium à advertência muito lúcida lançada pelo Professor Pedro Adamy, segundo a qual qualquer intervenção, restrição, limitação ou configuração nos direitos fundamentais está sujeita a limites; caso contrário, a própria existência do direito fundamental ficaria a perigo.

As garantias constitucionais, em boa verdade, são solidamente analisadas, com larga sustentação na legislação e jurisprudência, realçando as verdadeiras funções da Autoridade Policial: a de investigadora que busca alcançar o bem comum pela persecução penal e a de garantidora das liberdades e garantias constitucionais dos investigados e acusados.

Trata-se, portanto, de leitura indispensável para estudantes e profissionais interessados em adentrar o tema dos poderes, limitações e funções de garantia da Autoridade Policial, como melhor forma de preservar a observância e a realização do princípio da dignidade humana.

Ney Fayet Júnior
Professor de Direito Penal e de Criminologia (Mestrado e Doutorado) da PUC/RS

DANIEL MESSIAS DA TRINDADE
Advogado Criminalista. Ex-Delegado de Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul. Bacharel em Direito pela Universidade Paulista (UNIP Especialista em Direito Constitucional pela Universidade Potiguar (UNP Ex-membro da Comissão Parlamentar Pró-universidade Federal do Rio Grande do Sul, na Câmara Municipal de Caxias do Sul/RS. Membro honoris causa do Centro de Estudos de Direito Europeu, com sede em Lisboa, Portugal. Presidente e fundador do "IBDPJ Instituto Brasileiro de Direito de Polícia Judiciária". Advogado laureado com Diploma do Mérito Internacional da Justiça em solenidade realizada no Palácio Valença, em Sintra, Portuga Criador da tese: Direito de Polícia Judiciária e a Autoridade Policial da Garantias e autor de diversos artigos jurídicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário