domingo, 17 de junho de 2012

Polícia Federal divulga edital de novo concurso


ADPF comemora novas regras para o cargo de Delegado de Polícia Federal, nos moldes das demais carreiras jurídicas

Foi publicado nesta segunda-feira, no Diário Oficial, o edital do concurso para provimento de vagas da Polícia Federal. O concurso vai preencher o total 700 vagas nos cargos de Delegado de Polícia Federal (150), Escrivão de Polícia Federa l (350) e Perito Criminal Federal (200). Somente após o Curso de Formação Profissional as vagas serão disponibilizadas para a escolha de lotação, preferencialmente nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia e Roraima e em unidades de fronteira. Além disso, a escolha das vagas obedecerá a classificação no curso. A avaliação ocorrerá em etapas na seguinte ordem: prova objetiva, prova discursiva, exame de aptidão física, exame médico, avaliação psicológica, investigação social, prova oral, somente para o cargo de delegado,  e curso de formação profissional.
 
O Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB) foi selecionado como banca responsável pelo concurso público. O Cespe era o favorito para a realização do concurso, pois já havia organizado a seleção passada da PF. No total, serão oferecidas 150 vagas para o cargo de delegado com remuneração inicial de R$ 13.368. Para ocupar o cargo, os candidatos precisam ser formados em Direito, mas não há a exigência de registro na OAB.
 
Conquista para os Delegados
 
O novo concurso é uma conquista para a categoria que pleiteava diversas modificações no certame, dentre elas a inclusão da prova discursiva, que antes se restringia à redação, e agora inclui a produção de uma peça processual. Além dela, a inserção da prova oral e da prova de títulos. O delegado Adriano Barbosa, diretor da Escola Superior de Polícia, aprova o novo modelo do certame. “A grande conquista desse concurso é que, finalmente, temos uma avaliação que oficializa a carreira jurídica para o delegado, que é real, mas não era consolidada na admissão dos novos delegados, pois as provas não abordavam as especificidades da área”, comenta. 
 
As alterações no concurso já eram alvo de discussão entre os delegados. No II Ciclo de Palestras, recentemente promovido pela diretoria regional da ADPF/DF, Barbosa apresentou o painel “Política de Seleção e Formação Profissional do Delegado de Polícia Federal”, onde discutia a carreira e a importância de modificar o concurso para delegados. Em sua exposição, o delegado lembrou a importância de uma formação diferenciada para o cargo de Delegado de Polícia Federal, além de um programa de capacitação continuada e especialização acadêmica. Sua apresentação discutiu o formato ideal para os próximos concursos para o cargo e já previa a inclusão de etapas específicas com foco na carreira jurídica.
 
 Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) comemora as conquistas obtidas a partir desse novo concurso. “A ADPF parabeniza a PF pelos primeiros passos no processo contínuo de aperfeiçoamento da carreira de Delegado de PF. Desejamos que esse edital seja o início de muitas outras novidades”, afirma Marcos Leôncio Sousa Ribeiro, presidente da Associação. A última seleção para delegado ocorreu em 2004, onde 422 novos profissionais foram selecionados.
 
O Delegado de Polícia Federal
 
Os delegados são responsáveis por coordenar e planejar investigações e operações policiais, também instauram e presidem inquéritos e cuidam das áreas de direção administrativa da Polícia Federal. Esses profissionais se responsabilizam pelos crimes cometidos contra a União, como aposentadorias fraudulentas e lavagem de dinheiro. Sua função principal é, basicamente, investigar e reprimir o crime. O delegado é um profissional que precisa saber agir com muito bom senso. Além de um vasto conhecimento técnico, intuição também é bem-vinda para essa profissão, além de coragem e idealismo por justiça.
 
Para conferir o vídeo de referência para exame de aptidão física, divulgado pela Polícia Federal, clique aqui.
 
Veja outros vídeos sobre a carreira de Delegado de Polícia Federal:
 
O trabalho do delegado na Polícia Federal - Parte 1 
O trabalho do delegado na Polícia Federal - Parte 2 
O trabalho do delegado na Polícia Federal - Parte 3 
 
Atribuições de um delegado da Polícia Federal - Parte 1 
Atribuições de um delegado da Polícia Federal - Parte 2
Atribuições de um delegado da Polícia Federal - Parte 3
 
O dia-a-dia de um delegado federal - Bloco 1 

Fonte: ANDPF

Nenhum comentário:

Postar um comentário