domingo, 8 de julho de 2012

MODELO DE PEÇA- Mandado de Segurança



Modelo da Peça
 
Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da __ Vara Criminal da Comarca de _____
 
ou
 
Excelentíssimo Senhor Doutor Desembargador Presidente do Egrégio Tribunal de Justiça do Estado de ___
 
ou
 
Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da __ Vara do Tribunal do Júri da Comarca de _____
(Crimes dolosos contra a vida, tentados ou consumados e a autoridade coatora for Delegado de Polícia)
 
(10 linhas)
 
                    " ... ", (qualificação completa - nacionalidade, estado civil, profissão, residente na Rua número __, nesta cidade, por seu advogado infra-assinado, conforme procuração anexa (doc. 1), vem respeitosamente perante Vossa Excelência, impetrar MANDADO DE SEGURANÇA, com fulcro no artigo 5º, inciso LXIX, da Constituição Federal e artigo 1º, da Lei 1533/5, contra ato ilegal praticado pelo Meritíssimo Juiz da __ Vara Criminal da Comarca de __, nos autos do processo-crime nº __ (ou Ilustríssimo Senhor Doutor Delegado de Polícia do __ Distrito Policial, nos autos do inquérito policial nº __) pelas razões a seguir aduzidas.
 
(2 linhas)
 
                    DOS FATOS
 
                    O impetrante ... (copiar o problema, ou, resumi-lo quando for demasiadamente extenso).
 
(2 linhas)
 
                    DO DIREITO
 
                    Referida decisão constitui uma coação ilegal contra o impetrante, pois ... (elaborar a defesa com introdução, exposição e conclusão, fazendo uma dissertação entre os fatos e a lei processual).
 
                    Reforçando o que foi acima descrito, citamos jurisprudência predominante pertinente ao caso (transcrever a melhor jurisprudência ou acórdão).
 
                                                            " ... "
 
                    A doutrina pacificou o entendimento no mesmo sentido, dentre as quais selecionamos o posicionamento do ilustre (Doutor ou Professor - Citar a obra, página, volume e edição).
 
                                                            " ... "
 
                    Conclui-se, portanto, que ...
 
(2 linhas)
 
                    DO PEDIDO
 
                    Diante de todo o exposto, assim, líquido e certo por disposição expressa o direito do impetrante, vem requerer a Vossa Excelência determine, liminarmente o direito de (exemplo: de entrevistar-se com seu cliente) e, ao final, seja a segurança definitivamente concedida, sanando-se, portanto, a ilegalidade cometida pela autoridade policial apontada como coatora, nos termos da Lei 1533/51, como medida da mais lídima justiça.
 
Obs.: Neste caso, indique no preâmbulo que se trata de MS com pedido liminar e defenda seus requisitos no corpo da peça.
 
ou
 
                    Diante de todo o exposto, postula-se a concessão da ordem impetrada, a notificação da autoridade coatora para as informações que julgar necessária, bem como, a concessão definitiva da segurança para garantir ao impetrante o direito de ... (transcrever o que se deseja), como medida da mais lídima justiça.
 
2 linhas)
 
                    Nestes Termos
                    Pede Deferimento.
 
(2 linhas)
 
                    Loca e Data
                    OAB - Seccional de ...
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário