Ex-deputado recebeu R$ 4 milhões em espécie do grupo de Marcos Valério
O ministro Joaquim Barbosa, relator do mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF), votou pela condenção do ex-deputado Roberto Jefferson (PTB) por mais um crime - lavagem de dinheiro. Jefferson, atual presidente do PTB, foi o responsável por denunciar o esquema de compra de votos no Congresso em 2005.
Ontem, Barbosa já havia condenado o réu pode corrupção passiva. Na sessão desta quinta-feira (20), o relator afirmou que "o réu Roberto Jefferson utilizou mecanismos de lavagem oferecido pelos núcleos publicitário e financeiro do esquema".
Em nome do PTB, Jefferson recebeu R$ 4 milhões em espécie em duas parcelas do grupo do publicitário Marcos Valério. Para o ministro, receber o dinheiro dessa maneira mostra a tentativa de ocultar a origem dos recursos.
Barbosa votou pela condenação por lavagem de dinheiro Romeu Queiroz, ex-deputado do PTB, mas absolveu Emerson Palmieri, ex-primeiro-secretário do partido. Segundo o ministro, "não foi demonstrada a atuação [de Palmieri] na posterior distribuição de dinheiro". Ontem, o relator votou pela condenação dos dois réus por corrupção passiva.
Na sessão que ocorre nesta tarde, Barbosa também julga a acusação contra o ex-deputado do PMDB José Borba. Segundo o Ministério Público, ele recebeu recursos do PT em troca de apoio ao governo Lula.
Fonte: Epoca
Nenhum comentário:
Postar um comentário