quarta-feira, 24 de abril de 2013

Dicas para quem vai prestar o X Exame da OAB


Oabeiros, como eu havia prometido na semana passada, a coluna desta semana também seria dedicada exclusivamente a vocês. No próximo domingo, dia 28 de abril, será realizado o X Exame da OAB.
Havia dito também na semana passada que traria mais uma questão sobre Prisões, cobrada na última prova de Analista Processual da Defensoria Pública do RS esse ano. Mas, pensando bem, vou deixá-la para a próxima semana e hoje vou escrever para vocês. Tudo o que tinha que ser estudado até agora, acreditem, já foi.
Primeiro, antes de entrar especificamente nas dicas que eu quero passar, tanto para tentar ajudá-los a decidir “o que estudar na última semana” (penso eu que essa seja a maior dúvida nos últimos dias antes da prova), quero fazer algumas considerações minhas sobre o Exame de Ordem. Friso minhas, pois, é única e exclusivamente a minha opinião. Opinião de quem há pouco tempo estava na mesmíssima situação que vocês. Assim como provavelmente muitos podem vir a não concordar comigo.
Primeiro, descobri sozinha e às duras penas que só há uma forma de passar no Exame de Ordem: estudando. Estudando corretamente, fazendo planejamento de estudos (e para orientar nessa parte há cursinhos e professores maravilhosos), resolvendo questões e se dedicando de verdade. Não fazendo isso, não haverá aprovação.  É sentando na frente dos livros, assistindo aula e estudando mesmo que se passa no Exame.
Bom, passando isso tem a questão da prova ser injusta e difícil. Como fui Oabeira há pouco tempo, lembro bem das minhas crises quanto a isso. Lembro que eu lia e relia as estatísticas de reprovação e tal. Mas se eu pudesse dar um conselho seria para se afastarem desse tipo de coisa. Toda e qualquer prova, pode ser de colégio, faculdade, concurso, nos trará sempre um sentimento de injustiça.
Tudo bem, a prova da OAB realmente é difícil, nos é cobrado muito mais do que aprendemos na faculdade, concordo. Mas continuo repetindo, para isso só há uma solução: estudar corretamente. E estudar corretamente é difícil. Requer dedicação, concentração, tempo (que muitas vezes não temos) e uma infinidade de coisas.
Mas ir contra a prova, querer que não haja prova da OAB, penso que não seja o melhor caminho. Lutar por uma correção mais séria na segunda fase, concordo. Lutar por uma primeira fase mais justa, concordo. Mas ficar se questionando e martirizando que a prova está cada vez pior, que o índice de reprovação é muito alto só nos atrapalha.
Vou contar brevemente para vocês como aconteceu comigo ano passado. Quando eu comecei a estudar para a segunda fase, ainda não tinha saído a resposta da primeira, e eu dependia da anulação de duas questões para fazer a segunda fase. Foram 19 dias esperando as questões anuladas e eu já estava fazendo cursinho para a segunda.
Quando saiu o resultado e eu consegui, comecei a me questionar sobre a correção da segunda fase, que era injusta, comecei a ler as matérias sobre as correções da prova de Penal e comecei a deixar de estudar de tão nervosa que eu estava. Até o dia em que me dei conta que isso só estava atrapalhando a mim e que “ir contra o sistema” ia prejudicar somente a mim.
Parei de ler as notícias e coloquei na mão de Deus. Todo o dia chegava do cursinho, e treinava 4 questões e uma peça, para controlar o tempo também. E assim foi que quando fiz a prova só olhei o espelho de correção dias depois, e esperei o resultado. Eis que deu certo.
Porque quando é para dar certo, dá. E, quando não é para dar certo, não dá. Então, para aqueles que tentam achar uma justificativa e argumentos sobre a injustiça e dificuldade da prova, eu concordo com todos (ou com a maioria), mas não se deixem levar. Estudem. Porque se eu visse a mínima possibilidade de algo mudar eu diria: deixem de estudar porque não adianta nada.
Mas não há nenhuma possibilidade, no momento, de alguma coisa mudar. E é difícil aceitar que a nossa aprovação depende única e exclusivamente da gente. Dêem o melhor de vocês, se esforcem com afinco, estudem muito, que eu não vejo outro resultado se não a aprovação.
Podem achar clichê, mas foi a minha mãe que fez eu enxergar isso quando eu estava muito agoniada lendo que a prova da segunda fase de Penal era a pior correção. E, não sei se por coincidência, na prova que eu passei apenas 5% do pessoal que tinha feito Penal foi aprovado. O que me fez enxergar que ela tinha razão também. Se eu tivesse ficado só me preocupando com a injustiça da correção, não teria estudado como estudei e provavelmente não teria passado.
Bom, superada essa parte, espero ter ajudado vocês a enxergar que nem tudo está perdido (ou melhor, nada está perdido) e que passar na OAB não é um bicho de 7 cabeças. É possível sim. Eu tinha um Professor que falava: “Isso passa, e tu vai ver como passa”. Eu achava loucura, que nunca ia passar, ou que ia demorar mais 4 ou 5 exames estudando.
E passei por puro e mero esforço e estudo. Assim como tenho certeza que a maioria de quem fez o correto e vem se preparando poderá comemorar no domingo que vem.
Sendo assim, passo a deixar minhas dicas de estudos para essa última semana antes da prova:
1. De hoje até domingo vocês precisam se preocupar apenas com uma coisa: REVISAR. É isso mesmo. Revisem muito o material de vocês, as questões já resolvidas até agora e foquem em estudar muito Ética (o Estatuto e o Regulamento, este que tem sido muito cobrado nas últimas provas).
2. Façam o chamado Dia D de alguns cursinhos. Fica a critério de cada um a escolha, existem alguns cursinhos que fazem uma mega revisão na sexta-feira ou no sábado antes da prova. É um dia inteiro só com dicas. De verdade, de 3 a 4 questões podemos tirar desse aulão. Vale muito a pena!
3. Tirem uma hora por dia e leiam 3 vezes seguidos o Estatuto e o Regulamento. Vocês demoram até menos de uma hora, mas é essencial que nos últimos três dias antes da prova vocês façam isso. Sem intervalo. Leu o Estatuto, passa pro Regulamento. 3 vezes por dia.
4. No dia antes da prova, estudem no máximo até as 20hrs. No máximo, há algumas revisões no twitter e/ou facebook às 22hrs com algumas dicas. Mas estudar mesmo, até as 20hrs. Se vocês se estenderem muito, ficarão exaustos para o dia seguinte.
5. Durmam bem à noite, e acordem no domingo agradecendo. Sim, agradecendo por estarem indo fazer a prova que vai mudar a vida de vocês. O sábio e respeitado professor William Douglas diz que quando se faz uma prova acontecem duas coisas. Ou passamos, ou damos um passo a mais. Ou seja, independente do resultado, já não seremos mais os mesmos de antes. Algo maravilhoso terá acontecido.
6. Resolvam a prova até 1 hora antes do final sem passar as questões para o gabarito. Reservem a última hora só para isso. Precisa-se de MUITA atenção nessa hora. Cuidem para não deixarem de passar nenhuma resposta!!!
7. Saiam da prova e tentem não ficar comentando na saída. Por incrível que pareça, sempre achamos que os outros foram muito melhores que nós e que fomos muito mal. Sempre vai ter uma pessoa que sai disparando que gabaritou a prova e você se sente o pior dos piores. Portanto, saia da prova e vá para casa (no sentido amplo, ou seja, fazer qualquer outra coisa). Se quiserem, sempre tem correções on line para se acompanhar.
8. Esperem o gabarito oficial para corrigirem com o gabarito de vocês. Assistir as correções é diferente de conferir com as suas respostas. Por experiência própria, pelo gabarito preliminar eu havia passado com 42 e no gabarito oficial o banho de água fria: tinha feito 39. Depois que descobri que não havia passado uma questão certa para o espelho da prova, o que me fez ir para 38 (por isso a importância de cuidar na hora de passar as respostas).
Gostaria muito que domingo que vem vocês me mandassem os seus relatos sobre como foi a preparação de vocês antes da prova e como foi durante e após a prova que vou fazer uma coluna depois sobre isso,  o que acham ??
Podem mandar para o e-mail que eu criei exclusivamente para falarmos das colunas: colunadajuliana@gmail.com.
Desejo a todos os que irão fazer a prova muito sucesso e um pouco de sorte (às vezes é bom!). Tenham a serenidade de que vocês estudaram e que estão preparados. Deixo o meu BOA PROVA para todos em nome das minhas 4 amigas  queridas que irão fazer a prova: Cristiane, Andresa, Pâmella e Renata.
Tenho certeza que no sucesso de cada um de vocês!
Finalizo a coluna dessa semana com uma frase que compartilhei essa semana, postada por um Professor e eu achei sensacional:
“Um dia, quando olhares para trás, verás que os dias mais belos foram aqueles em lutastes.” (Sigmund Freud)
Boa prova a todos, muito sucesso e aguardo os relatos na semana que vem!
Beijos



Juliana Pavan
Advogada

 Concurseira. Pós-Graduanda em Ciências Penais pela Rede de Ensino LFG. Futura Defensora Pública. Apaixonada pelo Direito Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário