quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Após tentativa de resgate de presos, servidores de fórum no Rio recebem apoio psicológico

  • Imagem do circuito interno do Fórum de Bangu mostra um dos invasores no local, quando três criminosos armados de fuzis entraram no prédio
    Imagem do circuito interno do Fórum de Bangu mostra um dos invasores no local, quando três criminosos armados de fuzis entraram no prédio
Uma equipe de médicos, psicólogos, assistentes sociais e técnicos de enfermagem foi enviada para atender e orientar os servidores que trabalham no Fórum de Bangu, zona oeste do Rio de Janeiro, após a tentativa de resgate de presos no local no dia 31 de outubro. Segundo o TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio), cerca de 190 funcionários foram atendidos durante a semana passada pelos profissionais com o intuito de evitar possíveis traumas.
 A inciativa foi proposta pela desembargadora Leila Mariano, presidente do TJ-RJ, depois de analisar os vídeos das câmeras internas do fórum e verificar a agressividade do atentado criminoso que resultou na morte do menino Kayo da Silva Costa, 8, e de um policial militar.
Na última segunda, foi aprovada no Tribunal uma resolução que restringe a presença de réus presos em fóruns do Estado apenas em caso de audiência. A partir do dia 7 de janeiro de 2014, quando a medida entra em vigor, oficiais de Justiça irão até os presídios para realizar citação, notificação e intimação dos acusados.
Além da restrição à presença de presos nos fóruns, as audiências deverão ser marcadas com no mínimo uma semana de antecedência para que as medidas necessárias relativas à segurança sejam tomadas em tempo hábil.

Tentativa de resgate

Kayo foi atingido durante o tiroteio que se seguiu à ação frustrada no fórum. O menino voltava da escolinha de futebol acompanhado pela avó. Também morreu no tiroteio o policial militar Alexandre Rodrigues Oliveira, que trabalhava fazendo segurança no fórum.
Três homens armados com fuzis invadiram o fórum e atiraram dentro e fora do prédio. Enquanto os três entraram com a intenção de resgatar os dois réus e matar o juiz, um grupo dava cobertura do lado de fora do edifício.
A tentativa de resgate tinha como objetivo libertar Vanderlan Ramos da Silva, o Chocolate, e Alexandre Bandeira de Melo, o Piolho, que participavam de uma audiência.

Ordem para matar juiz

Reportagem publicada nesta terça (12) no jornal "O Dia" aponta que Jean Carlos Nascimento, conhecido como De Menor, comandou a ação no Fórum de Bangu e havia recebido ordens da facção ADA (Amigo dos Amigos) para matar o juiz da 1ª Vara Criminal Alexandre Abraão, segundo um relatório de inteligência da Polícia Civil.
Ainda de acordo com as investigações, também participaram da ação os traficantesLeandro Nunes Botelho, o Scooby, Gerland Barbosa, o Gegê, e Genilson Pereira

Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário