Crime e mistério
O corpo de Kaique foi encontrado pela Polícia Militar na madrugada de sábado, mas só foi reconhecido pela família na manhã de terça-feira. Segundo a irmã do adolescente, foram quase 24 horas de buscas e uma suposta falha na identificação no IML central fez com que a procura fosse prolongada.
Segundo Tayna, Kaique foi para uma balada na noite de sexta-feira com alguns amigos, na região da República, onde desapareceu após algumas horas. Segundo relato dos colegas do jovem, ele foi visto pela última vez em frente ao palco da casa noturna PZÁ. Depois, ele teria saído do estabelecimento sozinho ou com outra pessoa que não fazia parte do grupo.
Colegas de Kaique imaginaram que ele poderia estar na casa de algum colega, mas, com o passar do tempo, a preocupação acabou tomando conta de toda a família.
No mesmo dia, familiares iniciaram a busca. A mãe de Kaique foi até o Hospital das Clínicas e Instituto Médico Legal (IML), onde não encontrou nenhum registro de vítimas com as características do adolescente. Após a busca inicial, mãe e filha foram para o 4º DP, na Consolação. “Chegando lá, um policial disse que ele deveria estar na casa de algum amigo, já que ele era homossexual. Eles me mandaram para o DHPP (Departamento de Homicídio e de Proteção à Pessoa), para registrar o desaparecimento. Lá (DHPP), me disseram que era para acompanhar o andamento da investigação por uma semana, mas que ele poderia estar na casa de algum conhecido”, disse Tayna.
No anoitecer da segunda-feira, o irmão da jovem foi até o IML mais uma vez, onde recebeu a informação de que novos corpos haviam chegado. “Haviam novos corpos, mas disseram que não podiam mostrar, já que o legista não estava lá e não existiam nem fotos dos cadáveres”.
Na noite de segunda, a mãe de Kaique retornou à boate onde ele foi visto e “interrogou” os seguranças. Segundo os funcionários, no dia do sumiço houve sim uma briga no local. Os seguranças, porém, não souberam dizer se Kaique estava entre os envolvidos.
Na manhã seguinte, ao sair mais uma vez do prédio do DHPP, Tayna recebeu uma ligação do irmão mais velho, que fazia a terceira visita ao IML. Em choque, ela recebeu a notícia de que o corpo de Kaique havia, finalmente, sido encontrado.
Segundo ela, o corpo estava no IML como indigente desde sábado.
Protesto
A morte do adolescente, supostamente motivada pela sua orientação sexual, fez com que amigos e simpatizantes do movimento gay organizassem um ato por Justiça nesta sexta-feira. O ato, que está marcado para o Largo do Arouche, passará pela avenida Nove de Julho – local onde Kaique foi encontrado – e terá como destino a Câmara Municipal de São Paulo, “para chamar atenção das autoridades competentes”. O evento foi marcado para 18h30 de hoje.
Paralelo a isso, uma petição online foi criada nesta quarta, pedindo "que este caso não seja arquivado tornando-se parte de mais uma estatística de casos não solucionados, caindo no esquecimento de nossas autoridades e população". A mensagem foi encaminhada ao Ministério Público de São Paulo, para que acompanhe as investigações policiais.

Amigos e familiares organizaram um protesto contra a morte do jovem  Foto: Reprodução
Amigos e familiares organizaram um protesto contra a morte do jovem
Foto: Reprodução



Terra