quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Veja lista de concursos para 2014 e saiba como conquistar uma vaga

G1 traz uma lista com principais certames que acontecerão neste ano.
Professor dá dicas de como montar um bom horário de estudo.


Uma das metas de 2014 para muitas pessoas é passar em um concurso público e conseguir a tão sonhada estabilidade financeira. Pensando nisso, o G1 traz uma lista com os principais certames que acontecerão neste ano, além disso, um professor de cursinho preparatório dá dicas de como montar um horário de estudo e se preparar para conquistar uma destas vagas.

O ano de 2014 reserva boas oportunidades para os candidatos que desejam conquistar uma vaga em um concurso público. Um levantamento feito pelo G1 aponta a abertura de 41,2 mil vagas previstas em órgãos de nível federal e estadual, além de capitais.
  •  
Professor de cursinho preparatório dá dicas como montar um horário de estudo  (Foto: Gilcilene Araújo/G1)Professor dá dicas como montar um horário
de estudo (Foto: Gilcilene Araújo/G1)
Segundo o professor Márcio Lima, em Teresina deve acontecer concurso público na Superintendência Municipal de Trânsito (Strans). Serão ofertadas 50 vagas. A Secretaria Municipal de Educação deve lançar edital com 200 vagas. Além disso, a Câmara Municipal da capital autorizou a criação de quatro cargos na Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU).

Quem pretende conquistar uma vaga na esfera estadual também encontrará oportunidades. Diversos órgãos lançarão edital em 2014.  A Secretaria de Fazenda do Estado do Piauí abrirá vagas para analista do tesouro e auditor fiscal, serão 10 vagas para cada cargo. A Secretaria Estadual de Educação e o Corpo de Bombeiros realizarão concurso. O Corpo de Bombeiros devem disponibilizar 110 vagas. 

Márcio Lima diz que 2014 será o ano para quem almeja fazer carreira em um tribunal. Isso porque o Tribunal de Contas do Estado (TCE), o Tribunal de Justiça (TJ) e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) terão oportunidades em cargos de nível médio e superior. “Quem sonha em trabalhar em um tribunal é bom começar a estudar porque neste ano teremos várias oportunidades. Os órgão ainda não revelaram quantas vagas serão disponibilizadas, mas a realização do certame é garantida”, recomendou o professor.
 
Anac, Caixa e Polícia Federal devem abrir concursos em 2014 (Foto: Leandro Filippi/G1 e Divulgação)Anac, Caixa e Polícia Federal devem abrir concursos em 2014 (Foto: Leandro Filippi/G1 e Divulgação)
Na esfera nacional um dos concursos mais esperado é o da Polícia Rodoviária Federal (PRF) com 216 vagas para agente administrativo. “O bom deste concurso é que ele será de nível médio”, disse o professor.

Outro muito aguardado é o da Caixa Econômica Federal que confirmou ao G1 que a expectativa é que o edital do concurso para técnico bancário seja lançado no início de 2014. A organizadora será o Cespe/UnB.

“Temos ainda o concurso da Receita Federal para analista e auditor, o da Polícia Federal para agente e delegado, o concurso do Banco do Brasil e dos Correios e da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)”, afirmou o professor Márcio Lima.

Dicas para se dar bem
Segundo o professor Márcio Lima, não há segredo para conquistar uma das vagas citadas acima. De acordo com ele, o concurseiro deve ter foco e disciplina. “A  primeira coisa que o candidato deve fazer é escolher uma área, não adianta querer fazer todos os concursos, pois dificilmente ele vai passar. Em seguida, estude por editais de concursos passados”, recomendou o professor.

Ele afirmou ainda que é preciso uma preparação séria e consistente. “Eu costumo dizer que o difícil não é ser aprovado em um concurso público, mas saber estudar para concurso porque é necessário criar uma rotina, o hábito de sentar e ler. Não precisar ser por muitas horas, mas é importante que seja um estudo com qualidade. Comece com poucas matérias e aumente aos poucos. Resolver muitas questões é muito importante também ”, aconselhou Márcio Lima.

O professor disse ainda que tirar um dia de folga para curtir os amigos e familiares faz bem durante a preparação. “Ter outras atividades como fazer atividade física, conversar com os amigos e parentes permite ao concurseiro renovar as energias para continuar na maratona porque concurso se faz até passar” finalizou.

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário