sexta-feira, 23 de maio de 2014

Áudio sobre PM que avisa roubo vira hit na internet

O áudio da ligação vazou e acabou na internet, com muitas críticas pela demora no atendimento
São José dos Campos
Uma ligação de um soldado da Polícia Militar para o Copom (Centro de Operações da Polícia Militar), na madrugada do último sábado, gerou polêmica nas redes sociais.
Lotado em São Paulo, o soldado estava em Lorena e percebeu que criminosos pretendiam explodir caixas eletrônicos na cidade.
Minutos antes do crime, ele viu dois carros fechando a rua perto do banco e ligou para o Copom, cujo atendimento é feito em São José dos Campos.
O soldado se identificou como PM e passou o número de registro. Ainda assim, a ligação durou quatro minutos e o denunciante passou por dois atendentes, tendo que repetir as mesmas informações.
O áudio da ligação vazou e acabou na internet, com muitas críticas pela demora no atendimento. No final, os criminosos estouraram nove caixas eletrônicos. Houve troca de tiros com a PM, mas ninguém foi preso no local.
Em nota, a Polícia Militar informou que o atendimento foi “correto e rápido” e que viaturas da PM chegaram ao local em três minutos.

Confira resposta na íntegra da Polícia Militar
O policiamento foi acionado via 190 e três minutos depois já havia uma viatura se comunicando com o Copom no local da ocorrência, tanto é que os indivíduos que praticaram o crime, ao presenciarem a chegada do policiamento, começaram a atirar contra as viaturas, para com isso conseguirem fugir do local. Portanto o atendimento da Polícia Militar foi bastante rápido.

O atendimento no telefone de emergência 190, foi feito por dois policiais militares, o primeiro colheu as informações iniciais e transferiu em seguida para um segundo que já se encontrava na posição de despacho de viatura, coordenando a ação das vtrs que já estavam a caminho da ocorrência.É muito importante salientar neste momento, até mesmo a título de orinetação à comunidade, que quando se trata de uma ocorrência de emergência, logo ao receber o chamado, via 190, o atendente já despacha uma tela com informações preliminares, para que a posição de despacho já possa designar uma vtr, e continua colhendo informações com o solicitante para garantir o melhor atendimento da ocorrência aumentando a segurança de todos os envolvidos. Esse procedimento, inclusive, é o que garantiu a chegada da vtr em 03 minutos no local da ocorrência. Apesar disso, o Comando de Policiamento do Interior 1 pretende tambem realizar reformas estruturais no Copom que contribuirá para melhorar ainda mais o serviço prestado por aquele setor

Considerando os avanços tecnológicos na área de comunicação, hoje em dia o fato de uma ligação ser atendida no próprio município ou fora dele não traz prejuízos ao atendimento da ocorrência, posto que o tempo despendido no atendimento é o mesmo e o protocolo de atendimento também. Convém lembrar ainda que a regionalização do COPOM, além de não ter trazido prejuízos de ordem técnico-operacional para a atividade policial-militar do município, ainda contribuiu para que vários policiais militares fossem realocados para o policiamento, além de permitir um maior controle (toda a comunicação do COPOM é gravada) e padronização dessa atividade de suma importância para a segurança da pessoas.

Início da ligação
Copom: Polícia Militar emergência
PM: É... boa noite
Copom: boa noite
PM: é o soldado Assunção, do 13. É o seguinte: em Lorena, aqui, dois carros longos fecharam a rua e estão em frente ao banco do Bradesco. Parece, ali tem um caixa eletrônico. Só para tomar ciência
Copom: qual que é o RE do senhor?
PM: 144xxx
Copom: qual que é a cidade?
PM: É Lorena

(nove segundos se passam)

PM: eu tô passando aqui de novo, eles estão fechando ainda. Estão com a rua fechada
Copom: me passa o nome da rua aí, por gentileza. Tem o nome da rua aí ou não?
PM: então, deixa eu ver aqui, que eu tô, espera aí, eu não sei aqui. Vou perguntar para o guardinha.
Copom: é centro aí?
PM: é centro, é centro, é o banco do Bradesco
Copom: que veículos são? Tem a placa aí ou não?
PM: não tem porque eu não cheguei perto
Copom: que veículos são?
PM: são dois veículos longos. Um é uma caminhonete, o outro eu não sei. É uma caminhonete branca e o outro é prata. Eles estão fechando a rua. Eu estou visualizando de longe
Copom: caminhonete branca?
PM: e um veículo longo. Ele é cumprido e prata. Eu não sei qual que é
Copom: tipo perua ou alguma coisa assim?
PM: isso, tipo perua

(quatro segundos se passam)

Copom: eles estão fechando a rua?
PM: um tá fechando a rua... tá fechando a rua

(cinco segundos)

Copom: o 13 é de Araraquara ou não?
PM:
 não entendi
Copom: o 13 é de Araraquara ou não?
PM: não entendi
Copom: você falou do 13. Você é da onde?
PM: eu sou do 13
Copom: 13 é Araraquara?
PM: não, é do M, 13M área centro
Copom: 13M, há, tá, pensei que era 13i
PM: e tem um em frente ao carro

(sete segundos se passam)

Copom: conseguiu o nome da rua ou não?
PM: então, peraí

(três segundos se passam)

PM: se eu não me engano é Comendador Custódio

(quatro segundos se passam)

PM: ó, estouraram, estourou alguma coisa. Com certeza estão estourando, estourou alguma coisa

(dois segundos se passam)

PM: pede com uma certa aí... alô?

(dois segundos se passam)

Copom: eu vou passar lá, só um minutinho

2m18s: atendente um transfere a ligação para atendente 2

PM: estourou, estourou o caixa eletrônico, hein! Estourou

(cinco segundos se passam)

PM: alô...
Copom: alô, Copom
PM: estourou o caixa eletrônico, hein
Copom: na onde?
PM:
 então, eu acabei de ligar aí, eu sou mike (gíria para PM), 144xxx, banco Bradesco, rua Comendador Custódio
Copom: Comendador Custódio
PM: isso, Lorena
Copom: Lorena, Comendador Custódio
PM: eu acabei de passar para o Copom aí
Copom: hã
PM: RE 144xxx
PM:
 eu observei de longe, e estourou, viu?
Copom: você não viu o veículo ou alguma coisa?
PM: vi, eu já passei para o Copom
Copom: hã, já passou os dados já
PM: já, quer que eu passe de novo?
PM: eu tô saindo, porque os caras me viram de longe, mas estourou
Copom: quantos carros?
PM: são dois, uma caminhonete branca o outro eu não sei dizer qual é... Comendador Custódio é o nome da rua
Copom: hã
PM: só passar aí com a certa. Cuidado que ele estava... Eu não observei se estavam com arma longa, mas pelo o que eu observei tinha três indivíduos
Copom: três indivíduos, arma longa
Copom: É... só tinha essa caminhonete branca?
PM: tinha a caminhonete branca e um veículo longo, que eu não sei, eu não observei, era um carro cinza, e a caminhonete era branca
Copom: você viu aí se saíram, foram para algum canto? algum lado ou não viu?
PM: então... eu saí, estourou e eu saí, porque quando eu estava passando, eles fechou a rua
Copom: há, sim!
PM: daí, eu liguei direto pro Copom... ó, acabei de encontrar o tático ali, vou dar um X pra eles
Copom: tá, fala com eles lá, pessoalmente então
PM: tá
Copom: tá, ok, brigado
PM: joga com uma certa aí, que estourou, viu?
Copom: tá bom então, obrigado
PM: de nada

4m20s: final da ligação

O vale

Um comentário:

  1. A seguranca publica tem sido abandonada, o descaso total pelos servidores desta area.Parabens pela atitude do policial e lamentavel o comportamento do COPOM.

    ResponderExcluir