terça-feira, 27 de maio de 2014

Universidades que você pode estudar online e de graça

Imagine seu currículo com cursos no MIT, em Yale, em Stanford ou em Harvard. Pra muitos de nós, algo assim ainda soa como um sonho distante. De acordo com o senso comum, estudar fora do país é para poucos: é caro, burocrático e exige que você abra mão de muitas coisas na sua vida por aqui. Não é uma percepção exatamente errada, mas existe uma maneira mais simples de incluir as mesmas faculdades na sua formação. Sem gastar nada. E da sua casa.
Muitas faculdades europeias e americanasoferecem cursos online gratuitos. Essas faculdades desenvolvem plataformas específicas, em que você se conecta virtualmente com professores especialistas, que passam tarefas e trabalhos que você executa em conjunto com outros estudantes ao redor do mundo. Muitos desses cursos são de graça, com uma grade horária bem razoável, exigem dedicação de 5 a 10 horas semanais, por cerca de 3 meses, em média, ministrados pelos mesmos professores que ensinam os alunos presenciais dessas faculdades, abrangendo os mesmos temas.
Veja algumas faculdades e plataformas que oferecem cursos online, com as áreas em que cada universidade oferece cursos e os destaques de cada uma delas. Mesmo assim, não deixe de visitar o site para conferir cursos futuros em outras áreas, cursos passados ter certeza de que o curso que você quer não está lá: Listamos as áreas de atuação com maior quantidade de cursos dentro de cada universidade, mas como muitas oferecem aulas em campos variados, é difícil mencionar todos.
Stanford, na Califórnia, EUA
Site: http://online.stanford.edu/
Idioma: inglês
Oferece cursos em quais áreas? engenharia da computação, medicina, engenharia de games, empreendedorismo, matemática, design, programação e muitos outros.
Carnegie Melon, na Pensilvânia, EUA
Site: http://oli.cmu.edu/ 
Idioma: Inglês
Oferece cursos em quais áreas? engenharia e ciência da computação, programação, psicologia, biologia, química, medicina e línguas.
MIT, em Boston, EUA
Site: http://ocw.mit.edu/index.htm
Idioma: Muitos, incluindo português.
Oferece cursos em quais áreas? possivelmente, todas. Há muitos cursos de especialização, bem específicos mesmo, em todas as áreas – exatas, humanas e biológicas. Vale investir umas horas navegando pelo site.
Harvard, em Boston, nos EUA
Site: http://www.extension.harvard.edu/open-learning-initiative 
Idioma: Inglês
Oferece cursos em quais áreas? história, ciência da computação e matemática.
Yale, em Connecticut, nos EUA
Site: http://oyc.yale.edu/ 
Idioma: Inglês
Oferece cursos em quais áreas? línguas, música, ciências políticas, química, física, história, geografia, economia, entre outras.
Berkeley, na Califórnia, EUA
Site: http://webcast.berkeley.edu/series.html#c,s,Spring_2013 
Idioma: Inglês
Oferece cursos em quais áreas? Economia, biologia, antropologia, ciência, história, entre outras.
Outros:
iTunes UVisitar a iTunes U, uma plataforma disponível no seu iPod Touch, iPad e iPhone através de um app daAppstore, é se desesperar com a quantidade de conteúdo disponível. Universidades e educadores no mundo todo disponibilizam ali vídeos e podcasts educativos gratuitos, em vários idiomas.
Coursera
É um site dedicado a reunir em um só lugar todos os cursos livres e gratuitos online em todas as universidades do mundo – já são 418. O Coursera se destaca pela variedade de oferta de cursos, alguns muito específicos.

Academic Earth

Outra plataforma que reúne e facilita a busca por cursos online gratuitos oferecidos em universidades do mundo inteiro, no Academic Earth dá pra fazer a busca pela faculdade, pela área do curso e o que mais você quiser.

Open Education Database

OED tem o mesmo princípio dos dois sites aqui em cima, mas permite outras parâmetros na busca, como cursos pagos, além de oferecer ranking das melhores universidades e cursos online em cada área.

Udemy

site permite que qualquer um ofereça cursos por preços bem acessíveis, e a qualidade é atestada pelo feedback de alunos que fizeram os cursos. A maioria é na área de tecnologia e de design.

Udacity
site reúne instrutores para dar cursos, gratuitos e pagos, cuja meta é oferecer conteúdo de maneira simples, em vídeos curtos e diretos.

Open.edu
Open.edu oferece muitos cursos, de áreas específicas, todos organizados pela Open University.

Khan Academy
site oferece cursos gratuitos introdutórios em áreas mais clássicas: matemática, álgebra, geometria e história.
Compartilhe este artigo com seus amigos.
Até logo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário