sábado, 30 de agosto de 2014

ASSASSINOS, "ORGANIZADOS" (IMPUTÁVEIS) E "DESORGANIZADOS (INIMPUTÁVEIS)



A diferença entre os chamados assassinos em série 'ORGANIZADOS' e os 'DESORGANIZADOS'. O ASSASSINO ORGANIZADO, tem algumas características que o outro não possui. Se é verdade que esses quadros não são rígidos, ou seja, as características de um tipo podem estar presentes igualmente no outro, verdade também que as características mais sintomáticas, as verdadeiras peculiaridades, se apresentam nesse caso passível de uma melhor definição.

O ASSASSINO ORGANIZADO por exemplo, utiliza-se de um automóvel, outro móvel para a prática do crime, no caso uma motocicleta para levar as vitimas ao local deliberado, utilizando-se assim de um veículo em bom estado. O ASSASSINO DESORGANIZADO, vive e trabalha perto do local do crime, cometendo-o invariavelmente sob o influxo de um surto psicótico.

O criminoso organizado acompanha o desenrolar do noticiário e das investigações de seus crimes pela imprensa. O ASSASSINO DESORGANIZADO, não por isso prática um crime mais primitivo, menos sofisticado e é mais facilmente detido pela polícia. Elemento que caracteriza o matador em série "ORGANIZADO" a de que após o crime ele muda de emprego ou deixa a cidade. O 'DESORGANIZADO'- como o nome já diz- não altera quase nada o seu modo de vidam facilitando a captura policial,

O assassino 'ORGANIZADO', comete um 'crime preparado'-, enquanto o 'DESORGANIZADO', prática um ' delito espontâneo'. O "criminoso desorganizado' não, seu delito é espontâneo, a vitima pode ser sua conhecida.

O criminoso ORGANIZADO, mantém uma ' conversação elaborada', com a vitima, enquanto o 'DESORGANIZADO' 'pouca ou nenhuma conversação'. Conforme a unânime literatura sobre o assunto, trata-se, no caso, de possíveis 'psicopatas' e não dos 'psicóticos' que são aqueles criminosos 'DESORGANIZADOS' que padecem verdadeiramente de uma doença mental.

É que o criminoso psicopata- 'organizado', portanto - mantém 'longo diálogo possível com a vitima', enquanto o outro mantém 'pouco diálogo', Os criminosos psicopatas são sociáveis superficialmente.

No caso dos criminosos psicopatas, 'o suicídio é raro após o crime' e os criminosos' procuram escapar da policia, enquanto os criminosos psicóticos 'suicidam-se frequentemente após o crime' e denunciam-se ou deixam se prender sem resistência.

Uma característica do assassino ORGANIZADO, praticar sexo antes da morte, e não posteriormente como o faz geralmente o assassino DESORGANIZADO. O DESORGANIZADO é de imprevisto.

Assassino ORGANIZADO a vitima e desconhecida, que ele não conhecia até o momento antes da morte, enquanto o DESORGANIZADO pode matar pessoas que lhe são próximas, do cotidiano convívio.

O assassino ORGANIZADO em linhas gerais é chamado de psicopata. Psicopata configura-se em uma grande massa dos criminosos comuns que estão encarcerados e, psicopata, não confundamos, não é doente mental. O doente mental é psicótico, que é o criminosos DESORGANIZADOS. Então o criminoso psicopata recebe um conceito técnico de imputabilidade, ou seja, os atos por ele praticados devem ser-lhe imputados e ele, portanto, responsabilizado penalmente. O criminoso psicóticos recebe a imputabilidade, não sendo ele responsabilizado penalmente pela prática de tais atos.

Tabela de Bourgoin

Gostou?

E já conhece a nossa fan page? Não?

É só clicar nesse link e participar. Link: Grupo Ciências Criminais


Nenhum comentário:

Postar um comentário