domingo, 10 de março de 2019

TCC: CRIMINOLOGIA AMBIENTAL

Resultado de imagem para criminologia ambiental

Enraizada na ecologia humana e social, a criminologia ambiental estuda o crime, a criminalidade e a vitimização, sobretudo na forma como estes elementos se relacionam com o lugar, o espaço, e a respetiva interação destes fatores.

REPORTAGENS E ARTIGOS 

1- teorias do crime baseadas na criminologia ambiental
http://www.conseg.pr.gov.br/arquivos2/File/material_didatico/03_Curso_POP_UNIDAVI_CrimonologiaAmbiental_e_suas_teo.pdf

2-Criminologia Ambiental 
http://knoow.net/ciencsociaishuman/sociologia/criminologia-ambiental/

3-O papel da criminologia diante da devastação ambiental
https://siaiap32.univali.br/seer/index.php/rdp/article/viewFile/10405/5822

4- Definição de criminologia ambiental - Criminologia Ambiental 
https://www.studocu.com/pt/document/universidade-do-minho/criminologia-ambiental/outro/definicao-de-criminologia-ambiental/1989133/view

5- GEOGRAFIA DO CRIME E CRIMINOLOGIA AMBIENTAL
http://www.enanpege.ggf.br/2015/anais/arquivos/2/38.pdf

6- NA CRIMINOLOGIA AMBIENTAL
https://docplayer.com.br/5725148-Na-criminologia-ambiental.html

7-criminologia ambiental - Biblioteca Digital de Segurança Pública
https://acervodigital.ssp.go.gov.br/pmgo/bitstream/123456789/351/3/Slide%20-%20AULA%20-%20UN%20II%20-%20Teorias%20Criminais%20e%20Criminologia%20Ambiental%20Aplicadas%20a%20An%C3%A1lise%20Criminal%20

8-análise da criminologia ambiental dos sinistros de trânsito com vítima
http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-temporarias/especiais/55a-legislatura/pl-2741-03-alteracao-do-codigo-de-transito/documentos/audiencias-e-eventos/bruno-telles-presidente-da-associacao-brasileira-de-criminalistica-abc

9- Teoria da criminologia ambiental (TCA) - Olhares interdisciplinares na 
http://segurancapublicainterdisciplinar.blogspot.com/2012/12/teoria-da-criminologia-ambiental-tca.html

10-A Perspetiva da Criminologia Ambiental
https://bdigital.ufp.pt/bitstream/10284/4953/1/PG%20RVV%2027476.pdf

11- Plano de Intervenção e Prevenção: Criminologia Ambiental
https://prezi.com/wrt3jygabnud/plano-de-intervencao-e-prevencao-criminologia-ambiental/

12-Resumo de Criminologia Ambiental
http://materiais.vouserdelegado.com.br/criminologia-ambiental

13-Criminología ambiental y homicidio en la ciudad de Bogotá 
https://journals.openedition.org/revestudsoc/1206





DOCUMENTÁRIOS /FILMES/ AULAS


1- Christiano Gonzaga - Criminologia Ambiental

https://www.youtube.com/watch?v=dNSHwYEqPd8

2- programa sintesis de la criminologia:criminologia ambiental

https://www.youtube.com/watch?v=sZ_ZamE0fME

3-  Criminología Ambiental: Su aplicación en el entorno corporativo

https://www.youtube.com/watch?v=gntBhv7K_Yw

4- Criminología Ambiental. Los recursos naturales un vehículo para las prácticas del crimen organizado

https://www.youtube.com/watch?v=oWoinpwfK6Q

5-Criminologia Prof Gustavo Junqueira Aula 03 e 04

https://www.youtube.com/watch?v=9Qlq3CaaB6M

6-Programa Síntesis de la Criminología La Gestion Ambiental en Chiapas

https://www.youtube.com/watch?v=zNVLoE4EeAc

LIVROS

1-

CRIMINOLOGIA AMBIENTAL

ECOLOGÍA DEL DELITO Y DE LA SEGURIDAD

Criminología Ambiental: Ecología del delito y de la seguridad ofrece una exhaustiva exposición de los tópicos emergentes en esta disciplina. Además de sus desarrollos teóricos, se analizan temas tales como los patrones delictivos asistidos con Sistemas de Información Geográfica, las propuestas más relevantes de análisis geográfico orientadas a la investigación de crímenes seriales, las peculiaridades ambientales de la ciber-criminalidad, o las claves etiológicas del miedo al delito.

2- CRIMINOLOGIA (2018)
 Questões de concursos com gabaritos comentados

A Criminologia é um ramo das Ciências Criminais até então esquecido pelos personagens que atuam no dia-a-dia da persecução penal. Entretanto, não havia momento melhor para esse livro chegar ao conhecimento do público, pois a Criminologia, que já alcançou a autonomia científica há muitas décadas, agora ganha autonomia editalícia, sendo cobrada como disciplina autônoma em vários concursos públicos para as mais variadas carreiras. 

O estudo da Criminologia nunca esteve em um patamar de necessidade primária como está nos dias atuais, na sociedade criminógena em que vivemos. O acesso aos originais da obra permitiu-me constatar que os autores procuram a todo o momento tratar da Criminologia à luz das questões mais atuais, olhando para essa matéria com lentes constitucionais, para que o estudo e a aplicação desse tema seja feito de forma mais adequada aos direitos e garantias fundamentais vigorantes no Estado Democrático de Direito. 

3-Meio Ambiente, Política Criminal e Criminologia.

O livro de Jorge Luiz Bezerra faz uma densa análise da relação entre a deterioração do ambiente em seu sentido mais amplo e as diversas mazelas sociais que vivenciamos. Seu texto está amparado num profundo e ao mesmo tempo moderno conhecimento da legislação e, sobretudo, na observação de exemplos concretos. Mas, corajoso como é, Jorge Luiz não se limita a analisar; faz valentes proposições no que concerne à educação ambiental e oferece medidas concretas de viabilizar economicamente um projeto de reconfiguração ambiental das cidades. Recomendo essa obra a todos aqueles que se interessam pelo futuro da nossa sociedade.Profª. Ana HutzEconomista da LCA Consultores, Mestre em Desenvolvimento Econômico pela UNICAMP e Doutoranda em História Econômica pela USP.Tão claramente exposto por Jorge Luiz neste livro, a teoria das janelas quebradas ensina que o crime floresce na desordem. Negligenciar pequenas falhas pode nos conduzir a incivilidades, implantar a desordem e a violência. Aplicada ao meio ambiente, essa teoria clareia a importância da preservação e da conscientização ambientais para que pequenas falhas não ponham em riscos a saúde e a vida da população.Nesse sentido, podemos agradecer a brilhante contribuição desta publicação que nos mostra o caminho da conscientização ambiental, inclusive de forma simples e lúdica através da “Turma do Guga” que ensina atitudes de precaução e vigilância, tão úteis para que nossas crianças e adolescentes formem uma geração que materializa um futuro sustentável e em paz.Profª. Edivânia ComitreArquiteta, Mestre em Urbanismo pela USP – Campus SP.O Prof. Jorge Luiz Bezerra oferece uma obra de fundamental interesse para os profissionais que atuam na vida pública. Trata-se de um material indispensável a todos que militam na área ambiental e docentes que ministram a cadeira nas faculdades de Direito do País. Constitui guia seguro para os profissionais da área jurídica que atuam neste campo.Antônio Raimundo Mendonça RennóPós-graduado em Direito Ambiental.Ex-Secretário Municipal de Meio Ambiente.Atual Secretário Municipal de Obras da Prefeitura Municipal de Itajubá.


4- Criminologia Genética - Perspectivas e Perigos



As recentes descobertas relativas à genética e sua aplicação aos seres humanos, especialmente no que se refere à conduta, podem ensejar profundas discussões acerca das inúmeras possibilidades de aplicação nos mais diversos ramos do saber e da atividade humana. Uma dessas questões versa sobre o potencial do conhecimento genético no estudo do crime e do criminoso. É preciso saber o que se “pode” fazer com esse novo poder, mas principalmente o que se “deve” fazer com ele, quais as potencialidades e os perigos da formulação de uma Criminologia Genética? Procurar-se-á demonstrar neste trabalho as reais possibilidades que a genética descortina ante a questão criminológica. Afinal, há realmente “genes criminosos ou anti-sociais”? Pode-se pensar em uma espécie de ressocialização ou socialização genética? A manipulação genética pode ser um meio eficaz de prevenção/repressão criminal? 
O tema é atual e controverso, representando um dos desafios bioéticos do presente e do futuro próximo, de modo que ninguém deve ficar alheio a essa problemática combinação entre a Criminologia e a Genética, tendo em vista as conseqüências que podem ser promissoras ou devastadoras, tudo dependendo do rumo a ser dado às pesquisas e aplicações desse poderoso conhecimento.

5- Justiça paralela: criminologia crítica, pluralismo jurídico e (sub) cidadania em uma favela do Rio de Janeiro
Livro por José Maria Terra e Thiago Fabres de Carvalho


A premissa inicial deste trabalho consiste na percepção empírica da existência de um contexto de efetivo pluralismo jurídico no cenário da Favela de Matrix, em especial, a percepção do desenvolvimento de uma concepção distinta de cidadania, concorrente e oposta à cidadania estatal, fundada nos pressupostos filosóficos e políticos do direito moderno. Trata-se, sobretudo, de demonstrar as ranhuras existentes entre estes dois modos de produção de cidadania e juridicidade, pretendendo destacar os processos de interpenetração de legalidades entre estas duas realidades, a fim de afastar os fetiches espectrais, construídos ideologicamente e reproduzidos de forma avassaladora pela linguagem dominante dos meios de comunicação de massa, do “crime organizado” e do “Estado paralelo”. Nesse sentido, impõe-se a compreensão de que não se trata de um apartamento absoluto, mas sim de uma imbricação de lógicas complexas de construção de sentidos da cidadania, na qual a violência muitas vezes aparece com o meio de expressão.



  • Equipe Grupo Ciências Criminais. 

  • Faça seu pedido pelo nosso instagram @criminais

Nenhum comentário:

Postar um comentário