Pesquisa usou fotos de mãos segurando diferentes objetos.
Tamanho da ameaça representada influi na avaliação.
Uma arma na mão faz um homem parecer mais alto e mais forte, concluiu um estudo americano publicado na edição desta semana da revista científica “PLoS One”.
Para muitos animais, inclusive para os humanos, é importante avaliar o tamanho de potenciais inimigos. Afinal, quando ocorre um embate físico, o tamanho é documento.
A equipe liderada por Daniel Fessler, da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, pediu para que os voluntários apontassem características físicas, como a altura, de pessoas mostrando apenas uma fotografia da mão dela.
Em todos os casos, a mão segurava algum objeto, que ia ser alguma ferramenta, como um pincel ou um serrote, até facas e armas de fogo de diferentes calibres. Separadamente, outros voluntários ranquearam a capacidade que cada um destes objetos tem de matar.
As mãos que seguravam as armas mais perigosas seriam de pessoas maiores, segundo a intuição dos voluntários. Na avaliação dos pesquisadores, não há nenhuma relação cultural que leve a pensar que pessoas que usam armas sejam, de fato, mais fortes.
A partir daí, os autores concluíram que a arma fez com que os voluntários calculassem a altura e a força dos potenciais inimigos de acordo com o tamanho da ameaça representada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário