terça-feira, 5 de junho de 2012

PF indicia quatro pessoas por crimes contra o mercado de capitais


A PF concluiu o inquérito que apurou manipulação do mercado de valores mobiliários, insider trading e formação de quadrilha supostamente cometido por pessoas vinculadas a agências autônomas de investimento sediadas em Porto Alegre.
Iniciada em agosto de 2011 pela Polícia Federal em São Paulo, a Opearação Insider, em parceria com a Comissão de Valores Mobiliários, a investigação teve por objetivo apurar oscilação no valor de mercado das ações de determinada empresa. Posteriormente as ações iniciaram queda abrupta, gerando um prejuízo milionário a inúmeros investidores. A empresa chegou a valer 1,3 bilhão de reais na bolsa de valores, sendo que, após circularem rumores de manipulação, houve queda superior a 60% no seu valor.
Em setembro de 2011, a Polícia Federal cumpriu em Porto Alegre quatro mandados de busca e apreensão em agências autônomas de investimento e na residência do suspeito de ser o principal articulador das irregularidades. Documentos apreendidos, oitiva de testemunhas sobre os fatos e a realização de exames periciais contábeis foram fundamentais à reconstrução histórica da prática criminosa, resultando no indiciamento dos envolvidos.
O inquérito foi remetido ao Ministério Público Federal de Porto Alegre para análise do conjunto probatório coletado visando formulação de denúncia criminal.
Fonte:PF

Nenhum comentário:

Postar um comentário