terça-feira, 3 de julho de 2012

Trânsito matou mais do que o crime em Joinville em 2012


Polícia investiga 61 acidentes fatais; homicídios foram 38

O trânsito fez mais vítimas do que o crime no primeiro semestre do ano em Joinville (foram 38 homicídios), mas os números oficiais indicam que as estatísticas dos últimos seis meses podem ficar abaixo das 73 mortes que aconteceram no mesmo período do ano passado.

A incerteza existe porque os 61 inquéritos instaurados pela Delegacia de Trânsito incluem casos com mais de uma vítima, o que pode elevar a soma – a delegacia ainda não tem os números absolutos.

O Ministério da Saúde, que registrou as 73 mortes no primeiro semestre de 2011, também deve levar meses até computar os dados do primeiro semestre deste ano porque soma casos de morte confirmados até semanas depois da internação nos hospitais da cidade.

Pedestre está no topo da lista

A avaliação do responsável pela Delegacia de Trânsito em Joinville, Abel Mantovani Bovi, é de que as ocorrências dos últimos meses estão dentro da média na cidade. Assim como no ano passado, observa, a maioria das vítimas é pedestre.

— Muitos não atravessam na faixa. Também têm sido comuns ocorrências em locais de grande circulação —, aponta. 

As características de alguns cruzamentos em Joinville, observa o delegado, ajudam a aumentar os riscos de acidentes graves.

— O problema está na engenharia do tráfego em alguns pontos, como nas ruas Doutor João Colin e Blumenau. Muitas vezes, o motorista precisa avançar além do limite indicado pela sinalização para se certificar de que pode fazer a manobra com segurança —, critica.

73 - É o total de mortes no trânsito no 1º semestre de 2011. Dado é do Ministério da Saúde.

38 - É a quantidade de homicídios registrados pela Polícia Civil no 1º semestre de 2012.

Fonte:Diário Catarinense

Nenhum comentário:

Postar um comentário