segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Júri condena rapaz por tráfico 4 atentados contra PMs


Um rapaz de 26 anos foi condenado a 13 anos de reclusão por quatro tentativas de homicídio qualificado contra policiais militares e pelo crime conexo de tráfico de drogas. O julgamento ocorreu no Plenário do Júri de Santos, na última quinta-feira (30/8), e a defesa do jovem apelará da decisão. O réu nega os crimes.
“A decisão dos jurados foi manifestamente contrária às provas do processo, por isso recorrerei. O exame residuográfico realizado nas mãos do meu cliente teve resultado negativo. Além disso, a perícia na pistola de um homem que supostamente deu início ao tiroteio apontou a ineficácia da arma”, disse o advogado Anderson Real.
A perícia feita na pistola tem como objetivo apurar se ela estava apta para disparar. Apesar dos laudos supostamente favoráveis à defesa, os jurados acolheram a tese do promotor Octávio Borba de Vasconcellos Filho.
Segundo o representante do Ministério Público, o rapaz e mais dois jovens traficavam drogas no Morro do Fontana, no último dia 7 de janeiro, e receberam a tiros cinco policiais militares que faziam operação no local, já conhecido como ponto de venda de entorpecentes. Os PMs revidaram os disparos e escaparam ilesos.
Ele foi baleado na perna e na costela direitas. Ele se refugiou em uma casa, sendo preso momentos depois. Segundo os policiais, eles seguiram o rastro de sangue e o réu lhes indicou um local onde havia escondido uma sacola contendo 240 pedras de crack. Um revólver que ele portaria foi achado na rota de fuga.
Outro acusado de atirar contra os patrulheiros morreu, sendo ao seu lado recolhidas uma pistola calibre ponto 40 e 326 pedras de crack. Um terceiro acusado também foi baleado, sendo preso ao procurar atendimento médico no município vizinho de São Vicente. O processo foi desmembrado e este réu ainda será julgado.
O promotor sustentou que as cinco tentativas de homicídio foram qualificadas pelo fato de os réus agirem para assegurar a execução, impunidade ou vantagem de outro crime, no caso o tráfico de drogas. A defesa, no entanto, conseguiu afastar uma tentativa de homicídio, alegando que apenas quatro policiais estavam efetivamente na linha de tiro.
A sessão foi presidida pelo juiz Antonio Álvaro Castello e começou às 13h30, terminando por volta das 22 horas. Seis mulheres e um homem foram sorteados para compor o Conselho de Sentença. O rapaz e o outro corréu estão presos no Centro de Detenção Provisória (CDP) de São Vicente.
Fonte:Conjur

Nenhum comentário:

Postar um comentário