terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Britânica de 56 anos é condenada à morte por tráfico na Indonésia


A Justiça da Indonésia condenou nesta terça-feira uma britânica de 56 anos à morte por tráfico de drogas. Ela tentou entrar na ilha de Bali, um dos principais destinos turísticos do país, com quase 5 kg de cocaína, carga avaliada em US$ 2,5 milhões (R$ 5,1 milhões).
O crime aconteceu em maio, quando Lindsay Sandiford tentou desembarcar com a droga após vir de Bancoc, na Tailândia. A pena de morte foi determinada mesmo após a Promotoria pedir que a britânica fosse condenada a 15 anos de prisão devido a sua idade.
Enquanto ouvia o veredicto, Lindsay, acompanhada de um tradutor, cobriu várias vezes seu rosto com um lenço. Aos juízes, a mulher disse que foi forçada a levar as drogas ao país por uma quadrilha que ameaçava ferir seus netos.
A defesa disse que pretende apelar contra a decisão. O tribunal também avaliará na quarta (23) a culpa de Julian Anthony Pounder, britânico que tem um bar em Bali e é acusado de ser cúmplice da traficante. Outros dois britânicos e um indiano foram condenados à prisão por envolvimento no crime.
A Indonésia, o maior país islâmico do mundo, tem umas das leis mais rígidas contra tráfico de drogas do mundo, sendo que há pelo menos 40 estrangeiros condenados à morte por levar entorpecentes a Bali. A última execução foi em 2008, quando dez pessoas foram mortas.
Dentre eles, está o brasileiro Marco Archer Cardoso Moreira, 50, preso em 2000 após levar 13,4 kg de cocaína a Bali em uma asa-delta. Ele deveria ter sido executado em julho do ano passado, mas a decisão foi adiada após apelo do Itamaraty.

Fonte:Folha de SP

Um comentário:

  1. O tráfico de drogas tem que ser tratado com rigor, certamente. A condenada fundamenta sua defesa no fato de ter sido forçada por uma quadrilha que ameaçava seus netos. Será que esta situação foi levada em consideração nos devidos detalhes e circunstâncias?

    ResponderExcluir