sexta-feira, 29 de março de 2013

Como desvendar a cena de um crime



O sangue diz tudo. Com apenas algumas manchas, dá para saber como e quando o ataque aconteceu, que arma foi usada e para onde o criminoso fugiu. Aprenda aqui, à la Dexter






Impressões sangrentas

Para os peritos criminais, não existe crime perfeito, porque é muito raro haver uma cena sem manchas por contato. Elas se formam a partir do contato de mãos e pés em superfícies. É uma grande fonte de digitais, pode determinar a ordem dos acontecimentos e até por onde o criminoso fugiu.




Queima-roupa

Essas manchas revelam a força da agressão. Gotas de sangue distantes umas das outras indicam ataque de baixa velocidade, feito com as mãos, por exemplo. Já as manchas de alta velocidade formam borrifos de sangue. Não dá para definir a arma utilizada, mas quase sempre alta velocidade significa ataque de arma de fogo.




Pinga ni mim

Uma gota que cai de uma altura pequena tem contorno circular e mede de 5 a 10 cm. Uma gota caída de 40 cm forma bordas irregulares em formato estrelado. Já um pingo de mais de 1,25 m forma uma gota estrelada, com bordas denteadas e gotas-satélites. Esse tipo de mancha foi a maior evidência para prender os pais de Isabella Nardoni.




Gotas projetadas

As manchas por projeção são gotas escorridas que surgem quando a pessoa ferida se move. Os rastros indicam o sentido que a pessoa andou e dá para entender as movimentações no crime. Esse tipo de mancha também mostra se a vítima se debateu. Nesse caso, as manchas escorrem para todos os lados.




A hora do crime

A coagulação e a cor do sangue indicam a hora do crime. O teste pode ser feito com um lápis. Se, ao passar o lápis na gota, ela se partir em duas e depois se unir, a gota é recente. Caso contrário, a coagulação está adiantada, há mais de 10 minutos. Vermelho vivo é sangue novo e o quase preto indica que 6 horas se passaram.





Rubras poças

As manchas por escorrimento são poças ou filetes de sangue formados quando a vítima já está caída no chão. Elas se originam, geralmente, de ferimentos expostos, mas em alguns casos podem ocorrer pela boca, ouvido ou narinas, originadas de um sangramento interno.

Super





2 comentários: