domingo, 16 de junho de 2013

Aposentado volta a estudar em MT e sonha em se tornar advogado

Segunda fase do Exame de Ordem é aplicada neste domingo em todo país.
Aprovação no exame é necessária para bacharel exercer a advocacia.


Bacharel Júlio, Cuiabá (Foto: Dhiego Maia/G1)Bacharel Júlio deixou trabalho de bancário para tentar a 
carreira de advogado (Foto: Dhiego Maia/G1)
Júlio Conceição Filho trabalhou como bancário por 30 anos e depois de aposentado decidiu dar outro sentido à própria vida. Ele decidiu fazer o curso de direito em uma faculdade de Diamantino, a 209 km de Cuiabá. Neste domingo, o desafio de Júlio Conceição, de 54 anos, é encarar a segunda fase do Exame de Ordem, que é realizado em todo o país pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
O aposentado disse que escolheu fazer o curso de direito por crer que a profissão pode influenciar de forma significativa nos rumos do país. "É uma carreira muito bonita. Fiz direito para entender melhor as leis e como elas influenciam o nosso dia a dia", observou Júlio Filho.
Já o empresário do ramo de segurança eletrônica Noel Araújo, de 48 anos, a decisão em fazer direito foi para gerenciar melhor a empresa. "É para contratar melhor e prevenir problemas trabalhistas na empresa".
Bacharel Noel, em Cuiabá (Foto: Dhiego Maia/G1)Noel disse que fez curso de direito para aplicar conhecimento
na própria empresa (Foto: Dhiego Maia/G1)
A prova
Nesta segunda e última etapa do X Exame, conforme prevê o edital inicial, os candidatos terão que redigir uma peça profissional valendo cinco pontos e responder a quatro questões (valendo 1,25 pontos cada) sob a forma de situações-problema, nas seguintes áreas de opção do examinando: Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Constitucional, Direito Empresarial, Direito Penal, Direito do Trabalho ou Direito Tributário e seu correspondente direito processual.
O padrão de respostas será divulgado no dia 6 de julho. A lista preliminar dos aprovados sairá no dia 9 de julho. O resultado final, após análise de recursos, será divulgado no dia 26 de julho.
A aprovação é obrigatória para o bacharel poder exercer a advocacia.

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário