quarta-feira, 3 de julho de 2013

Como organizar seu tempo para estudar?

Você conta com marcos temporais na sua preparação para o concurso público ou exame? Faz ideia do sentido ou já parou para pensar na importância deste conceito? Os marcos temporais consistem num elemento importante que pode compor o planejamento de estudos, podendo gerar positivas repercussões na sua execução.
Primeiramente, é preciso entender que os marcos temporais consistem em datas ou períodos fixados para atingir determinados objetivos (Barcaui, A., Borba, D., Silva, I. e Neves, R. Gerenciamento do Tempo em Projetos. Rio de Janeiro: FGV, 2006, pág 119). Elespodem ser estabelecidos com base numa determinada quantidade de tempo, como por exemplo 1 mês, 2 semanas, ou podem ser com base numa data precisa ou especifica. E associado a estes marcos existem metas de curto e médio prazo que devem ser estabelecidas.
No caso dos estudos para concursos públicos ou exames, como o Exame da OAB ou algum exame de certificação, há um marco temporal que é imposto e vale para todos os candidatos, ainda que nem sempre reconhecido conscientemente como tal, que consiste na data da prova.
Porém, é importante estabelecer outros marcos temporais antes a data da prova, inclusive para que no dia da prova todas as metas de estudos tenham sido alcançadas.
Obviamente, portanto, não basta estabelecer os marcos, mas também é necessário estabelecer metas de estudos. Para quem não sabe como estabelecer metas de curto e médio prazo de estudos vale a pena dar uma olhada na metodologia própria e exclusiva do Sistema Tuctor (clique aqui para saber mais).
Inclusive o conceito de Microcilo de Estudos já seria uma estratégia válida para o estabelecimento de marcos temporais, associados a metas de curto prazo (clique aqui para saber sobre os Microciclos).
Os marcos temporais podem ter repercussões relevantes não apenas no plano da gestão dos estudos, mas inclusive no campo motivacionalAo contar com metas de curto prazo, que sejam viáveis e razoáveis, podemos viver e nos nutrir emocionalmente com o cumprimento destas metas, não vivendo a angústia de ter como meta única a aprovação, o que se trata de um objetivo de longo prazo que exige uma longa caminhada para o seu alcance.
Portanto, reflita sobre o estabelecimento de marcos temporais e avalie contar com este importante aliado na gestão dos seus estudos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário