terça-feira, 20 de agosto de 2013

Veja 5 dicas para se preparar para as provas de concursos públicos

Saiba como organizar seus estudos para as provas. 
Lia Salgado dá dicas em vídeos para um bom desempenho nos concursos.


 Lia Salgadoexplica nos vídeos abaixo como fazer para se sair bem nas provas de concursos públicos. Organizar bem o tempo, a metodologia de estudos para assimilar melhor o conteúdo estudado, cuidar bem da saúde para chegar melhor preparado nos dias de prova e, principalmente, não desistir nunca do seu sonho. Veja os vídeos feitos a partir de perguntas enviadas pelos internautas.
Mande dúvidas sobre concursos no espaço para comentários; perguntas selecionadas serão respondidas em coluna quinzenal
Como organizar os estudos?
O candidato pode usar fichas-resumos de forma bem visual, com quadros, esquemas e tópicos em poucas palavras. "Usamos chaves e setas para ajudar no entendimento. Então, acho difícil gravá-las em áudio e ter informações claras, já que não são resumos", alerta. Para aproveitar o recurso, a especialista sugere que o candidato leve as fichas-resumo para todos os lugares, para consultá-las durante os trajetos ou quando tiver uma pausa.

Veja mais dicas
 
Como fazer a revisão dos estudos?

Um aspecto essencial é a elaboração de um bom material para futuras revisões e é aí que muito candidato se atrapalha porque acha que vai gastar tempo preparando esse material e prefere avançar mais rapidamente no estudo da teoria. Cada pessoa tem um estilo e gosta de preparar esse material de uma forma", lembra Lia. Ela sugere a preparação de fichas-resumo, com os tópicos mais importantes em quadros e esquemas. "Não é uma coisa muito completa, serve mais para lembrar os pontos da teoria para uma revisão rápida."
Como dividir o tempo de estudo?
A especialista lembra que é importante fazer uma pequena pausa, de cerca de 15 minutos, a cada 1 hora e meia ou 2 horas. Uma pausa maior, de 1 hora e meia ou 2 horas, deve ser realizada entre os turnos da manhã e tarde, e tarde e noite. Para quem está só estudando, Lia indica a seguinte programação: das 9h ao meio dia, das 14h às 17h da tarde e das 19h às 22h da noite, sempre com o intervalo de 15 minutos no meio de cada período. "É uma programação equilibrada, que inclui 9 horas de estudo por dia, mas dá para levar durante muito tempo", completa.
 
Como chegar bem de saúde para a prova?

Lia ressalta que o concurso é parecido com uma maratona, já que os dois requerem equilíbro e resistência, não têm resultado imediato e exigem esforço continuado. "É possível fazer uma analogia entre a preparação de um atleta e de um candidato", diz. Cuidar da alimentação, hidratação e do sono pode fazer muita diferença na hora da prova.

Veja mais dicas
 
Como evitar a frustração?

A recomendação da colunista é que a preparação seja feita para uma área e não somente para um concurso. Assim, é possível aproveitar várias oportunidades e fica mais fácil enfrentar algum problema, já que sempre haverá uma nova seleção. "Nada de desistir, porque aí sim o prejuízo seria enorme. Mesmo que você pense que perdeu o “concurso da sua vida”, haverá outros. Mas, se parasse de estudar, estaria abrindo mão do projeto de mudar a sua vida. E isso seria realmente muito grave", completa Lia.

*Lia Salgado, colunista do G1, é fiscal de rendas do município do Rio de Janeiro, consultora em concursos públicos e autora do livro “Como vencer a maratona dos concursos públicos”

Nenhum comentário:

Postar um comentário