terça-feira, 5 de novembro de 2013

Saiba como já começar a se preparar para concursos que ainda vão sair

Edital da Caixa sairá em 2014; Petrobras também deve lançar concurso. 
Lia Salgado dá dicas de como já iniciar os estudos para sair na frente.


Internautas enviaram perguntas para a especialista Lia Salgado para saber sobre quando haverá concursos públicos da Caixa Econômica Federal e da Petrobras, e como se preparar para eles. Os editais destes processos seletivos ainda não foram lançados. Lia dá dicas de estudos para quem está de olho na abertura dos processos destes concursos e como se definir por uma área específica. Veja:
Mande dúvidas sobre concursos no espaço para comentários; perguntas selecionadas serão respondidas em coluna quinzenal
A boa notícia é que foi autorizado um aumento de quase 10 mil funcionários na estatal até 2015 – em 2014 poderão ser acrescidos quase 5 mil empregados, e em 2015, outro tanto. Então, o concurso deve sair, sim, em 2014, mantendo a tradição da Caixa de realizar concursos a cada 2 anos.A internauta Regina Souza quer saber quando vai ser o próximo concurso da Caixa Econômica."Será em 2014? Fiz o concurso no ano passado (2012); geralmente a validade é de 2 anos, mas infelizmente não me classifiquei. Pode me dar uma ajuda em quais matérias tenho que estudar bastante?"
Os concursos da Caixa são para cadastro de reserva, mas são chamados muitos aprovados (veja mais dicas para concursos da Caixa). Ainda estão sendo chamados os aprovados do concurso para técnico bancário que tem validade até 14 de junho de 2014.
Quanto às matérias, com base no edital de 2012, você deve estudar português, matemática, atualidades, ética, atendimento, história e estatuto da CEF, legislação específica – 30 questões; conhecimentos bancários e noções de informática – 30 questões.
Eu sugiro que você comece a estudar já, de forma organizada, para ter tempo de ver todo o conteúdo antes do edital ser publicado. Lembre-se de preparar um bom material para revisão, porque são muitas matérias.
Eu vou deixar aqui um plano de estudos bacana para motivar você.
Modelo 1  - Se você não estiver trabalhando e puder estudar durante o dia:
TABELA 1 - CALENDÁRIO
 SEGUNDATERÇAQUARTAQUINTASEXTASÁBADODOMINGO
MANHÃ
9h/10h30
pausa
10h45/12h15
PortuguêsMatemáticaAtendimentoConhecimentos
Bancários
Informática  LIVRELIVRE
TARDE
14h/15h30
Pausa
15h45/17h15
 
Conhecimentos
Bancários
  ÉticaLegislação específicaHistória e estatuto da CEF  Atualidades  LIVRE  LIVRE
NOITE  LIVRE  LIVRE  LIVRE  LIVRE  LIVRE  LIVRE  LIVRE

Modelo 2 - Se você estiver trabalhando e só puder estudar à noite (distribuir as matérias a cada 2 semanas):
TABELA 2 - CALENDÁRIO
 SEGUNDATERÇAQUARTAQUINTASEXTASÁBADODOMINGO
SEMANA 1
NOITE

19h/20h30
Pausa
20h45/22h15
PortuguêsMatemáticaAtendimentoConhecimentos
Bancários
 Informática  LIVRE  LIVRE
SEMANA 2
NOITE

19h/20h30
Pausa
20h45/22h15
Conhecimentos
Bancários
ÉticaLegislação específicaHistória e estatuto da CEF Atualidades  LIVRE  LIVRE

Concurso da Petrobras
O internauta Roberto Grimello pergunta sobre concursos da Petrobras. "Há quase dois anos foi informado que a Petrobras iria contratar aproximadamente 17 mil funcionários até 2015, porém, há mais de 1 ano e seis meses não saiu mais nenhum concurso para engenheiros. Há alguma previsão de quando será lançado um novo concurso Petrobras? Como prever que um edital está próximo?
Roberto, é importante acompanhar também as subsidiárias da Petrobras, porque os editais são muito parecidos e as carreiras oferecidas também. Assim, concursos para Petrobras, Petrobras Biocombustível, Transpetro, BR Distribuidora e Liquigás podem ser do seu interesse.
Eu dei uma olhada nos editais do período que você falou e vi o seguinte: Liquigas soltou edital em julho/2013, com vagas para engenheiros; Transpetro, em abril/2012;
Petrobras, em março 2012, com muitas vagas para engenheiro.
Realmente não é tão simples saber quando um edital está próximo para sair, porque a Petrobras não fica sujeita a autorização do ministério do planejamento para realizar concurso (decreto 6944/2009), já que é sociedade de economia mista (administração indireta). A realização de concursos atende à demanda de pessoal e à estratégia de negócios da companhia.
Mas, historicamente, a Petrobras realiza ao menos 1 concurso por ano, o que pode indicar a proximidade de um edital, já que só houve concurso para nível médio em janeiro de 2013. Há notícias de que já está sendo efetuado levantamento de necessidades de pessoal.
Eu sugiro que você acompanhe as notícias na mídia especializada (aqui mesmo na página do G1) e também na página da própria Petrobras e de suas subsidiárias. E estude, antes de o edital sair.
Área fiscal
O internauta Cesar Alexandre diz que tem dúvidas sobre a escolha da área. "Escolhi a área fiscal mas tenho um pouco de receio por ser um tanto "restrita". O concurso mais expressivo é o da Receita Federal; há também os dos fiscos estaduais e municipais. Minha dúvida é se dá pra conciliar gestão e controle e área fiscal, que matérias eu poderia incluir além das básicas da área fiscal. Eu trabalho em banco e to louco pra sair, por isso queria ter mais opções."
Bem, eu não concordo muito que a área fiscal é restrita. Exatamente por haver concursos municipais (são mais de 5 mil municípios), estaduais (27) e federal, as oportunidades são muitas.
E atualmente o concurso da Receita Federal não é o único muito bom. O cargo de auditor da Receita é mais conhecido e ainda está associado a status, mas em termos salariais há outros cargos de auditor com excelente remuneração, tanto para ICMS quanto para ISS.
Por outro lado, é possível, sim, se preparar para a área fiscal e gestão e controle, porque muitas matérias são comuns.
Você pode fazer a preparação completa voltada para a área fiscal, que já inclui AFO e outras cobradas nos concursos de gestão e controle, e acrescentar contabilidade pública, controle externo e auditoria governamental na sua programação de estudo. Essas são as mais cobradas, além das da área fiscal. Quando sair o edital bastará incluir alguma disciplina específica e fazer os ajustes necessários, mas a maior parte do conteúdo terá sido vista.
*Lia Salgado, colunista do G1, é fiscal de rendas do município do Rio de Janeiro, consultora em concursos públicos e autora do livro “Como vencer a maratona dos concursos públicos”

Nenhum comentário:

Postar um comentário