sábado, 30 de agosto de 2014

DIFERENÇA ENTRE 'SERIAL KILLER', 'MASS MURDER" E 'SPREE KILLER'

SERIAL KILLER


O serial-killer não é uma pessoa que meramente sofre de um transtorno de personalidade. Até é difícil entendermos a natureza de tal transtorno uma vez que a expressão é por demais ampla, 'larga como luva de maquinista', onde cabem as mãos de todos os conceitos e teorias.

ORIGEM DO TERMO 'SERIAL KILLER'


Serial Killer, é um termo criado nos EUA na década de 1970, que se popularizou nos anos de 1980.

DIFERENÇA ENTRE 'SERIAL KILLER', 'MASS MURDER" E 'SPREE KILLER'

MASS MURDER



Um 'MASS MURDER' mata ao menos quatro pessoas, mas que são frequentemente de sua família, ou ex-colegas de trabalho, ou mata tal número de pessoas no mesmo endereço e durante o mesmo evento, sem que as tenha elegido especificamente. O elemento intencional é sempre o mesmo, a despeito do número de vitimas. O sujeito executa reiteradamente em um mesmo episódio o pai, a mãe e os avós e os filhos que estavam em casa, por exemplo.

Exemplo: Caso Oliver Huberty que, em Julho de 1984, entrou em um Mc Donald's de San Isidro, matando 21 pessoas e ferindo outras 19 pessoas.



SPREE KILLER



Se aproxima mais do perfil do matador em série, porque mata várias pessoas, geralmente em endereços diversos, podendo fazê-lo em pequenos atos que protagonizem, na verdade, um grande episódio.

Exemplo: Alguns ex-combatentes de guerra nos EUA, que um dia tomam de um fuzil ou metralhadora e por 15 ou 20 minutos saem disparando nas ruas de uma pequena cidade, matando quem tiver o azar de encontrá-los.

O que é importante notar é que existem, dentre outras, algumas diferenças entre tais categorias de homicidas.

O clássico assassino de massa (mass murder) e o spree killer, não se importam com a identidades das vitimas, porque matam aquelas que tiveram a infelicidade de encontrá-los.

No caso do MASS MURDER, acontece mais frequentemente de serem membros da própria família ou com ex-colegas de trabalho, como dizíamos. Mas o SERIAL-KILLER, não e do tipo "organizado
", tem grande controle dos acontecimentos, matando com requinte e total domínio da situação coisas que não se dá com os outros criminosos. O SPREE KILLER, por exemplo, não tem domínio sobre a situação que criou.

Gostou?

Nosso próximo post, vamos dar continuidade no assunto, vamos falar dos 'ASSASSINOS, "ORGANIZADOS" (IMPUTÁVEIS) E "DESORGANIZADOS (INIMPUTÁVEIS)

E já conhece a nossa fan page? Não?

É só clicar nesse link e participar. Link: Grupo Ciências Criminais




Um comentário:

  1. Muito bom, não sabia dessa diferença. Parabéns, esse grupo é excelente, uns dos melhores do facebook. Abraços

    ResponderExcluir