sexta-feira, 20 de outubro de 2017

COMO ELABORAR SUA PETIÇÃO COM AMANDA HARRISON: Olha que bonitinho!?

Resultado de imagem para petiçao com joinha

Quem nunca achou bonito um documento bem formatado? É bonito de ver impresso não?
Antigamente e ainda em alguns estados, a petição era protocolada no fórum, impressa em 2 ou 3 vias, dependendo do caso, se fosse uma inicial era em 3 vias. Haja papel e cartucho de impressora!
E inclusive tem provimento que regula a formatação de petições! Deveria ter espaço para os furos e grampos, além de ter espaço suficiente para a chancela do protocolo. Para o pessoal mais novo que já começou na era do processo eletrônico, dê graças por não ter que imprimir mil vias do mesmo documento!
Mas mesmo com a facilidade do processo eletrônico, algumas normas devem continuar a ser respeitadas, e uma delas é a estética do documento. O endereçamento deve ser completo, evite o Ilmo.Sr.Dr. é feio e indica pressa ou falta de cuidado, prefira Ilustríssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da Vara XX da Comarca XX. Fica completo e quem lê percebe que o autor de dedicou desde o início.
Quer umas dicas para produzir um bom documento?
Organize as ideias: Faça tópicos do assunto que vai abordar, enumere por grau de importância e tente buscar uma sequência dos fatos a serem narrados, assim você consegue construir um texto  que não fica redundante nem repetitivo.

Estruture o seu texto: Monte sua petição, baseado nos itens enumerados, conte os fatos de forma cronológica, encaixe as palavras e fatos e retire aquilo que não for relevante e acrescente o que for necessário. Corrija os erros de português. Atenção para a estética: nada de muitos negritos, itálicos, sublinhados e caixa alta.

Corrija e Revise: A revisão é absolutamente necessária para os profissionais do Direito. Leia, releia, ajuste, corte, troque palavras, acrescente o que achar que falta, corrija os erros de português que ainda existirem.

Nunca deixe para a última hora: De tanto ler o mesmo texto, você decora os detalhes e pode ignorar erros e fatos importantes. Descanse um pouco, ou até mesmo por uma noite. Por isso a recomendação de não deixar para o último momento do prazo! Produza seus documentos com folga suficiente para uma última correção.

Última lida: Leia pela última vez para ter certeza de que nada passou batido ou que esqueceu algo importante, um fato, um pedido. Corrija se houver erros ainda e então submeta seu documento com a certeza de que não será inepto.


 



Nenhum comentário:

Postar um comentário