quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

TCC: PSICOLOGIA FORENSE CRIMINAL


Resultado de imagem para psicologia criminal


Investigações Criminais realizadas pela Polícia e veiculadas pelos meios de comunicação nos colocam perante crimes considerados inacreditáveis pela carga de crueldade aplicada pelo criminoso a sua vítima. Tais crimes e criminosos merecem uma atenção especial porque, na maioria das vezes, são cometidos por portadores de transtornos mentais. Por isso, deve o Investigador de Polícia utilizar vários instrumentos e técnicas dispostos pela legislação penal que têm por fim apontar como o crime foi cometido, quais os instrumentos e métodos utilizados pelo criminoso; análise do local, a assinatura deixada; o perfil e o comportamento da vítima.


REPORTAGEM/ARTIGOS


VIDEOS/ DOCUMENTÁRIOS/ FILMES/ AULAS 


1-Psicologia Forense - Prof. Sidney Kiyoshi Shine
https://www.youtube.com/watch?v=eapNewgA-Ws

2-Investigação-Forense: Episódio 1
https://www.youtube.com/watch?v=ad2rqwdZimY

3-Psicología criminal y Forense. Entrevista al Lic. Miguel Ángel Calvo Barragan.
https://www.youtube.com/watch?v=niLczvyV2zo

4-A Moderna Criminologia Científica - Psicologia Criminal – Profº Paulo Sumariva
https://www.youtube.com/watch?v=l2YXfKeAjzU

5-Psicología criminal y del testimonio
https://www.youtube.com/watch?v=ixHI1p5_1lo

6-A Psicologia e o Direito Penal (18/11/16)
https://www.youtube.com/watch?v=y215N-_k36U

7-Documental la Ciencia del Crimen - Ciencias Forenses
https://www.youtube.com/watch?v=0KIiO-BfZGw

8-ENTREVISTA PSICÓLOGO FORENSE
https://www.youtube.com/watch?v=9Gb4AGb7rys

9-Psicología Jurídica y Forense, ámbito laboral en Colombia
https://www.youtube.com/watch?v=LUyJDhnq5E0

10-Impacto Psicológico-Tema- Psicología Forense en México
https://www.youtube.com/watch?v=Ep0qNA6rB2Q

LIVROS

1- PSICOLOGIA FORENSE- MATTHEW T. HUSS

Resultado de imagem para PSICOLOGIA FORENSE- MATTHEW T. HUSS
Com um texto acessível e amigável, este livro fornece aos estudantes um embasamento completo sobre o assunto. Os exemplos utilizados são reais, o que auxilia os estudantes a entenderem as aplicações da teoria, além de provocar uma compreensão da lei como uma entidade viva, avaliando sua capacidade de ser terapêutica ou antiterapêutica para as pessoas por ela impactadas. O autor ainda comenta estudos recentes realizados nos EUA, o que serve de introdução a uma atualização teórica. 


2-Psicología forense. Estudio de la mente criminal -Edith Aristizabal
Resultado de imagem para Psicología forense. Estudio de la mente criminal -Edith Aristizabal

La psicología forense es una rama de la psicología que estudia la mente criminal. Esta obra, dirigida a estudiantes y profesionales de la psicología y el derecho, y resultado del trabajo desarrollado en el postgrado en psicología forense la universidad del Norte, contiene aspectos teóricos relacionados con los factores que influyen en los actos delictivos de un sujeto, así como las concepciones de culpabilidad y responsabilidades, y el psicoanálisis y los actos criminales. Además, se presentan los resultados de dos investigaciones realizadas en el marco de la psicología forense: una aplicada al conflicto armado colombiano, en la que se presentan algunos de los efectos traumáticos que causa la exposición a la violencia, y la otra relacionada con los perfiles psicosociales de sujetos condenados por delitos contra la seguridad pública.


3-Profiling Criminal- TANIA KONVALINA SIMAS
Resultado de imagem para Profiling Criminal- TANIA KONVALINA SIMAS

Este livro começou por se destinar aos alunos da Unidade Curricular de Perfis Psicológicos em Criminologia, numa tentativa de sintetizar o saber auxiliando o estudo. No entanto, muito depressa se tornou um foco de grande curiosidade por ser único na sua estrutura informativa e estar em Português.  Nestas páginas o leitor poderá encontrar uma compilação, sintetizada e organizada da informação disponível sobre Profiling Criminal a partir das obras, conceitos e tipologias de autores de referência neste domínio, nomeadamente, Brent E. Turvey, David Canter, Douglas Ressler, Kim Rossmo, Richard Kocsis e Nicholas Groth, Holmes & Holmes, entre muitos outros. Infelizmente, o Profiling Criminal representa, ainda, um universo bastante reduzido de autores e de profissionais, pelo que este livro reflete o saber, os conceitos e os termos técnicos já integrados no léxico da investigação criminal. No que toca ao tema em mão é impossível “inventar a roda”, podemos apenas digerir, refletir e oferecer novas sistematizações do conhecimento já existente e procurar adaptá-las à nossa realidade social e cultural. Não obstante, importa enfatizar que diferenciamos intencionalmente as abordagens nomotéticas  da abordagem ideográfica desenvolvida por Brent Turvey e que consideramos ser aquela que de forma mais rigorosa, científica e objectiva, serve os propósitos investigativos do Profiling Criminal e que pode ser reproduzida transversalmente em todo o mundo. A estrutura desta segunda edição reflecte a metodologia e a lógica iedográfica, também conhecida como Análise das Provas Comportamentais, destacando os seus três elementos fundamentais: vitimologia forense, reconstrução do crime, caracterização do crime e, ainda, como estes devem ser analisados para produzir um perfil criminal (cuja estrutura propomos no capítulo 9.).


4-Psicologia na Área Criminal- HELENE REBECCA 
Resultado de imagem para Psicologia na Área Criminal- HELENE REBECCA

A Psicologia na campo do Direito tem como principal atuação a função elaborar laudos periciais, já o psicólogo Criminal atua através da aplicação de procedimentos para avaliar a personalidade e o grau de periculosidade de adultos ou adolescentes, nos


5-Introdução à Psicologia Forense- PAULA INEZ CUNHA GOMIDE

Introdução à Psicologia Forense estabelece pontes ou diálogos entre a Psicologia e o Direito de forma crítica, interdisciplinar e propositiva. Trata-se de uma obra coletiva dirigida para todos os interessados em conhecer e trabalhar com os principais temas, preocupações, elaborações e propostas da área, que variam desde as discussões sobre a maioridade penal até a análise de tipos específicos de agressores, como parricidas, alienadores parentais, psicopatas, agressores sexuais ou domésticos, entre outros. O livro conta com colaborações relevantes de especialistas nas suas respectivas áreas. São profissionais e docentes importantes, de várias partes do Brasil, que aceitaram prontamente o convite e contribuíram com artigos científicos de excelência.


6- CRIMINOLOGIA CLINICA E PSICOLOGIA CRIMINAL- ALVINO AUGUSTO DE SÁ


Esta edição é marcada por revisões, atualizações e, sobretudo, por acréscimos de conteúdo, mais especificamente nos capítulos quatro e sete; Ao capítulo quatro, que trata da prisionização enquanto um dilema para o cárcere e um desafio para a comunidade, foram acrescidas considerações sobre o fenômeno da prisionização e o agente de segurança penitenciária [...]; O capítulo sete também teve seu conteúdo ampliado para fazer constar recentes projetos desenvolvidos no sentido de ampliação do GDUCC - Grupo de Diálogo Universidade, Cárcere, Comunidade; Este livro, em sua quinta edição, ao ampliar a discussão sobre temas de criminologia clínica, convida seus leitores para possibilidades de interações sociais significativas entre o cárcere e a comunidade, bem como seus desafios.


7-INVESTIGAÇÃO CRIMINAL-SERGIO PEREIRA COUTO 

Resultado de imagem para INVESTIGAÇAO CRIMINAL-SERGIO PEREIRA COUTO

Uma sucessão de crimes coloca em polvorosa a cidade de Little Rock. Uma dupla de CSAs tem a missão de solucionar esses crimes, mas a medida que a investigação avança eles descobrem que o criminoso em série pode estar mais perto do que imaginam... Suspense e muita ação são os ingredientes desta envolvente história em que os investigadores usam técnicas de perícia sofisticadas para desvendar a onda de assassinatos. "Tudo o que você queria saber sobre perícia, numa trama de tirar o fôlego! Sérgio Pereira Couto abre com maestria o gênero Suspense Científico no Brasil. Finalmente um talentoso escritor de suspense científico emerge em nosso país." "Se você é fã do seriado C.S.I., vai ler este romance de Sérgio Pereira Couto num fôlego só. Com informações preciosas sobre perícia científica permeando toda a história, é leitura obrigatória para os amantes da ciência aplicada na solução de crimes. E mesmo os mais experientes não adivinharão o final!" Ilana Casoy, autora dos livros Serial Killer - louco ou cruel? e Serial Killers made in Brazil.  


8-Criminologia Forense- TANIA KONVALINA SIMAS


Dentro do Sistema de Justiça Criminal contemporâneo, os métodos de deteção forenses têm adquirido um lugar de especial relevo. Hoje, um grande número de pessoas e organizações fazem uso de técnicas forenses para resolver uma ampla gama de problemas no contexto da justiça criminal. Em Portugal estes 'ventos de inovação' vêm chegando celeremente e urge actualizarmos-nos e munirmos-nos das competências necessárias para dar o salto qualitativo que inequivocamente se manifesta perante nós nos trâmites processuais forenses. Enquanto que há uma infinidade de livros em praticamente todo o tipo de ciências forenses empregues na resolução de crimes e identificação e captura de criminosos, no entanto, pode observar-se uma clara falta de fontes que visam tanto o estudante de Criminologia como os profissionais no campo que pretendem alargar o seu conhecimento 


9- PSICOLOGIA DO COMPORTAMENTO CRIMINOSO- LUIZA CRISTINA DE AZEVEDO


A presente obra tem por objetivo apresentar os aspectos psicológicos do comportamento criminoso com suas principais características e repercussões na deterioração do indivíduo. Aborda também a evolução histórica científica na contextualização da pessoa que pratica o crime e as formas de expressão de acordo com o perfil do sujeito. Sendo multicausal, a presença da doença mental, social e psicológica é ingrediente dessa degradação pessoal, bem como a incidência de fatores como pobreza, delinquência, drogas, prostituição, sexualidade deturpada, intolerância a diferenças, violência e diferenças sociais e de acesso ao conhecimento que originam os sentimentos de ódio, raiva, rancor, agressividade e destruição, como resposta ao que vive no seu psiquismo turbulento e que não foi transformado em sentimentos positivos. Obra recomendada a psicólogos, sociólogos, médicos, policiais, advogados, promotores de justiça e ao público interessado em compreender as motivações pelas quais determinados indivíduos praticam comportamentos criminosos.


10-PSICOPATOLOGIA FORENSE E DIREITO- NIVALDO DUARTE DE MARINS

Este livro tem como objectivo exemplificar a realização do chamado relatório psiquiátrico-forense, nomeadamente em seu aspecto criminal. O livro é constituído por dois planos que são complementares. No primeiro plano de uma forma ficcional, a partir dos elementos existentes nos autos, expressamos o drama e a trama das histórias vividas e criadas pelos homens. O segundo plano é alavancado a partir da análise técnica psiquiátrico-forense tendo como parâmetros os ditames bio-psicológicos que delineiam o Código Penal Português. A obra também resguarda o papel e a importância da psiquiatria forense em sua faina diária que é de auxiliar os juízes nas complexas questões da responsabilidade penal. Esperamos assim contribuir para que psiquiatras, psicólogos e juristas tenham em mãos mais um instrumento que possa ajudá-los na tarefa de arrostar, de tempos em tempos, uma sociedade em eterna transformação.


  • E mais uma dica maravilhosa: A Professora Amanda @mandytacorrige faz revisão textual de teses de graduação, mestradodoutorado e artigos. Revisão textual.(Monografia/TCC), Redação - Redação ENEM, Redação Inglês para Todos os Níveis, Tradução para e do InglêsInglês - Português. A professora da dicas diárias de Português e Inglês no instagram. 



  • Faça seu pedido pelo nosso instagram @criminais os  temas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário