terça-feira, 28 de maio de 2013

Polícia divulga imagem de suspeito de queimar dentista

Câmera de segurança da prefeitura registrou homem correndo do local após o crime; vítima teve 60% do corpo queimado e está internada em estado grave

O dentista Alexandre Peçanha Gaddy, que foi queimado em seu consultório em São José dos Campos
O dentista Alexandre Peçanha Gaddy, que foi queimado em seu consultório em São José dos Campos  (Acervo pessoal/Facebook)
A Polícia Civil divulgou nesta terça-feira imagens de um suspeito de ter invadido o consultório odontológico de Alexandre Peçanha Gaddy, de 41 anos, em São José dos Campos (SP), eateado fogo no dentista. Ele teve 60% do corpo queimado. Até o momento ninguém foi preso.
As imagens, registradas por um câmera de segurança da prefeitura, mostram um homem correndo na rua em frente ao consultório, logo após o crime. O dentista Alexandre Peçanha Gaddy está internado em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva da Santa Casa de São José dos Campos. Segundo o hospital, ele está sedado, com insuficiência renal e pressão cardíaca controlada por medicamentos.   
Crime - O crime ocorreu por volta de 21h desta segunda-feira, em uma clínica no bairro Vila Tatetuba, região de classe média baixa próxima da Rodovia Presidente Dutra. Segundo a polícia, o próprio dentista contou que foi rendido por dois homens encapuzados em seu consultório, que exigiram dinheiro. Em seguida, ele foi amarrado e colocado numa sala A vítima conseguiu se soltar e foi socorrido por um pedestre que passava pela rua e que escutou seus gritos. 
A testemunha relatou que o dentista estava lúcido, apesar dos ferimentos, e relatou o que havia acontecido. Ainda não se sabe por que os homens atearam fogo no dentista. Uma embalagem de álcool e um isqueiro foram abandonados no local pelos bandidos.  
De acordo com a polícia, parentes relataram que o dentista não guardava valores no local. Nada foi levado do consultório. Em entrevistas a veículos de comunicação locais, os familiares confirmaram a versão, que também foi divulgada pela polícia. 

Esse foi o segundo caso em pouco mais de um mês que envolveu a invasão de um consultório odontológico. Em 25 de abril, em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, três criminosos atearam fogo e mataram a dentista Cinthya Magaly Moutinho de Souza, de 47 anos, após descobrirem que ela tinha apenas 30 reais na conta – eles ficaram irritados e decidiram queimar a dentista. Cinthya morreu em pouco minutos. Os criminosos foram presos nos dias posteriores ao crime. Ente eles havia um menor.  
No final da manhã desta terça-feira, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo pediu que para que a população colabore com as investigações enviando informações para o Disque Denúncia ou para outros canais da polícia. Em um comunicado, a polícia lembrou que no caso da dentista queimada em São Bernardo do Campo, em abril, um dos quatro suspeitos foi preso graças a uma denúncia enviada para as autoridades.
Críticas – Após o crime, o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (Crosp) divulgou uma nota em que afirma estar indignado com o caso. “É um retrato da falta de segurança que ronda o dia a dia dos profissionais de odontologia e dos cidadãos de São Paulo”, diz a nota, que também citou o caso da dentista Cinthya Souza.
“Crimes como esses, lamentavelmente, demonstram que estamos muito distantes de garantir segurança para os cirurgiões-dentistas e a população. As autoridades devem agir com presteza, criando um cinturão de segurança para os profissionais de odontologia, antes que o modus operandi vira prática comum aos criminosos”, afirma. 
O Crosp também afirma que tem uma audiência marcada para esta quarta-feira com o secretário de Segurança Pública, Fernando Grella, para pleitear políticas de segurança para a área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário