Olá...vamos falar de ética?
Certa vez, indiquei um colega que se formou comigo para um grande amigo. Mais tarde, este colega fez comentários bastante negativos a respeito da forma com que trabalho, (haja vista que não possuo inscrição na OAB, o que não me faz menos competente), para este mesmo amigo então seu cliente! Final das contas, o colega perdeu o cliente e eu nunca mais o indiquei!
E aí? O colega estava correto na atitude ou ele foi antiético?
Além de ser matéria da prova da OAB, ética deve ser um assunto a ser abordado e discutido em todo e qualquer seguimento.
Mas afinal, o que é ética e como agir com ética?
Ética significa propriedade do caráter, é uma palavra de origem grega, é o nome dado ao ramo da filosofia que se dedica aos assuntos morais.
Traduzindo para a atualidade e dando um sentido prático, basta analisar a conduta e comportamento de profissionais como advogados, médicos, jornalistas e até professores.
Não devemos confundir com lei, é claro que as leis são baseadas em princípios éticos, mas a ética em si não obriga ninguém a segui-la e nem tampouco somos punidos por não a usar.
Mas então...o que tanto se fala em ética profissional?
É sabido que para os profissionais do Direito, assim como para médicos e outros profissionais, há um código de ética e que este deve ser seguido.
O Código de ética é um conjunto de regras que devem ser seguidas pelos profissionais no exercício do seu trabalho, é elaborado pelo conselho da classe, e o profissional é fiscalizado por este conselho para que cumpra o código e sofrerá sanções caso descumpra.
Vale ressaltar que ética e moral possuem conceitos distintos: Ética é o conhecimento adquirido da investigação do comportamento. Moral é um apanhado de regras do cotidiano e seguidas reiteradamente pelos cidadãos, é aquilo que nos faz entender o que é certo e errado, bom ou mau, é a moral que determina o caráter, as virtudes e o comportamento de um cidadão perante a sociedade em que está inserido.
A ética profissional estuda e regula o relacionamento do profissional com sua clientela, visando a dignidade humana e a construção do bem-estar no contexto sociocultural onde exerce sua profissão.
Conclusão: o profissional deve respeitar o seu cliente e exercer o seu trabalho da maneira mais transparente possível, de modo que não o prejudique. Deve seguir o código de ética de sua classe e se mostrar respeitoso com colegas de profissão, mesmo quando este não é exemplo de boa conduta. Evite apontar erros de colegas, julgar a conduta e o modo de trabalho.
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